O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia, compartilhará com o público, de forma gratuita, no dia 21 de junho, às 20 horas, na Sociedade Eunice Weaver, localizada na rua Quintino Bocaiúva, n° 2970, bairro Lagoinha, uma “Aula Aberta”, que é direcionada a adolescentes de 11 a 15 anos de idade, que fazem parte da oficina gratuita de Jogos Teatrais. As aulas acontecem desde de março e encerram-se em junho deste ano.
Durante a oficina, os alunos tiveram contato com jogos e técnicas teatrais, além de conhecerem o espaço da Escola Livre do Grupontapé e também entenderem um pouco sobre os bastidores do fazer teatral.
As aulas fizeram parte do projeto de Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que teve início em 2019, mas com a pandemia do Covid-19, em 2020, teve de ser adaptado para um formato virtual e, no final do ano passado, voltou a oferecer atividades presenciais.
Na etapa virtual, o projeto contemplou a disponibilização de três espetáculos do Grupontapé em repertório e quatro contos. Além disso, foram realizadas seis atividades formativas, por meio de lives (oficinas, palestras, compartilhamento, bate-papo e workshop). “Na etapa presencial, após a pandemia, foram realizadas diversas apresentações teatrais nos bairros da cidade e outras atividades na Escola Livre do Grupontapé, contabilizando um público de mais de 1.600 pessoas, até o final do ano passado”, informa a diretora do Grupontapé, Kátia Bizinotto.
Segundo Katia Bizinotto, a oficina de Jogos Teatrais, realizada na ONG Eunice Weaver, foi mais uma das atividades presenciais que o projeto previa para o primeiro semestre de 2023. “Para divulgar a oficina, levamos apresentações teatrais para escolas do entorno da ONG, a fim de incentivar os jovens a vivenciarem a experiência teatral e convidá-los a fazerem a oficina. Foram mais de 1.000 crianças e adolescentes atingidos com as apresentações”, informa.
Essa ação do projeto tem o apoio da Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura, e é realizada pelo Grupontapé e Escola Livre do Grupontapé em parceria com o Instituto Nelson Merola, do Grupo Maqnelson.
A parceria com o Instituto Nelson Merola (Grupo Maqnelson)
Segundo Kátia Bizinotto, a parceria iniciou com o patrocínio do Grupo Maqnelson, o que permitiu à companhia de teatro estender as atividades do projeto, tanto em ações quanto em localidades. “E foi assim que o Grupontapé se aproximou da sociedade Eunice Weaver, ONG assistida pelo Instituto Nelson Merola, que investe em ações e projetos, especialmente voltados para crianças e jovens, de cunho cultural e artístico, com projetos e programas oferecidos para a comunidade do entorno”.
A “Aula Aberta”
O compartilhamento da finalização do curso faz parte da proposta do Grupontapé de ampliar o acesso ao teatro, por isso o Grupo receberá em sua sede, no dia 20/06, turmas de jovens de uma escola pública. Na oportunidade, a companhia de teatro vai compartilhar a palestra “Por dentro das Artes Cênicas”, ensinando, principalmente, as características e fundamentos do teatro, e depois o público assistirá a uma “Aula Aberta” com os jovens participantes da oficina.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Livre do Grupontapé, Katia Lou, esse compartilhamento é uma forma de ampliar o acesso ao teatro, tanto por parte do público, como também dos jovens participantes da oficina. “Vamos abrir o espaço para falar de teatro e assistir uma aula de jogos teatrais, favorecendo o entendimento dos diversos aspectos trabalhados nesta arte”, conta. “Nós chamamos de “Aula Aberta”, porque neste primeiro contato nossa prioridade não foi uma montagem com os jovens, mas sim uma aproximação dos fundamentos, técnicas e princípios do teatro, tão bem esclarecidos pelos jogos teatrais”, explica.
Além dessa atividade, os jovens participantes compartilharão o resultado da oficina no dia 21/06, às 20 horas, no Instituto Eunice Weaver. Uma oportunidade aberta a toda a comunidade com entrada gratuita.
Serviço:
O quê: Aula Aberta de teatro – turma jovens
Quando: 21 de junho de 23
Horário: 20h
Onde: Sociedade Eunice Weaver – Rua Quintino Bocaiúva, 2970 – Bairro Lagoinha
Mais informações pelo telefone: 3213-1325