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Fraude no INSS: 473,9 mil pessoas não reconheceram descontos e pediram ressarcimento nesta quarta

Além disso, 41 associações que teriam feito desconto ilegais foram listadas pelos beneficiários. Segurados poderão verificar no app Meu INSS quais associações realizaram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos e informar se as cobranças foram autorizadas ou não.

Redação por Redação
14 de maio de 2025
em Brasil
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Fraude no INSS: 473,9 mil pessoas não reconheceram descontos e pediram ressarcimento nesta quarta
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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 480.660 retornos de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios, até as 16h desta quarta-feira (14).

Desses, 473.940 informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa e pediram o ressarcimento — o que corresponde a 98,6% dos requerentes.

Outros 6.720 beneficiários reconheceram o desconto e, portanto, não finalizaram uma solicitação para receber o dinheiro de volta.

Correção: inicialmente, o g1 informou que foram 480 mil pedidos de ressarcimento. No entanto, foram 473 mil. Os outros 6 mil citados pelo INSS são pessoas que entraram no sistema mas reconheceram que aceitaram os descontos das entidades. A informação foi corrigida às 18h43.

Este foi o primeiro dia em que os beneficiários do INSS puderam notificar o órgão de que podem ter sido vítimas do esquema de fraudes revelado em operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União, no último mês (relembre mais abaixo).

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa com o presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

Mais de 40 entidades contestadas

Segundo o presidente do órgão, 41 entidades foram contestadas, ou seja, não foram reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados. Esse número corresponde a todas as associações cadastradas.

A partir da contestação pelo beneficiário, as entidades terão 15 dias úteis para enviar ao INSS a documentação que comprovaria o vínculo com o segurado e a autorização para o desconto.

A partir da apresentação desses documentos, o beneficiário e o INSS vão analisar se há irregularidades na assinatura ou em outra documentação do desconto.

Caso queira, a entidade também poderá devolver o valor descontado do segurado por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor segue direto para o Tesouro Nacional e será ressarcido ao beneficiário por meio do benefício no INSS.

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha. Não informe nada a ninguém, não assine nada, não dê qualquer tipo de informação. O pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício”, frisou Waller.

O presidente do órgão afirmou ainda que o INSS está monitorando os canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outras possibilidades de contato com os cidadãos

“Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria, ele não tem prazo para findar. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alojada, retirada desse procedimento”.

Acessos à plataforma ‘Meu INSS’

Também nesta quarta (14), a área de descontos associativos da plataforma ‘Meu INSS’, via aplicativo ou desktop, teve 1,6 milhão de acessos.

Por outro lado, 738 mil beneficiários entraram na área específica para o caso, mas não tiveram nenhum desconto em todo esse período.

Aposentados e pensionistas foram notificados

O INSS notificou na terça-feira (13) os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares.

Nesta quarta (14), os aposentados e pensionistas que não reconheceram esses descontos puderam contestá-los, oficialmente, pelo aplicativo.

O governo quer identificar os brasileiros que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares do INSS, para dar início ao processo de ressarcimento.

A notificação foi feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato por telefone ou mensagem SMS.

A investigação sobre a fraude apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. A Polícia Federal estima que o esquema possa ter desviado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Como contestar os descontos?

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br. Se ainda não tiver o app instalado no celular, veja aqui como baixar.
  2. Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
  3. A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
  4. Informe um celular e e-mail para contato.
  5. Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
  6. Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

Inicialmente, não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança.

Também será possível fazer todo o procedimento pelo canal telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o INSS, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

Foto: Divulgação/INSS
Fonte: Pedro Henrique Gomes, Mariana Assis, Thiago Resende, g1 e TV Globo — Brasília

 

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