O FestNatal – Araxá 160 anos é um evento referência quando se trata do cuidado com a acessibilidade e a inclusão. A edição deste ano reforçou o compromisso de garantir que todas as pessoas possam participar plenamente das atividades. O evento conta com banheiros adaptados, vagas reservadas, rampas de acesso, intérpretes de Libras, audiodescrição e uma equipe fixa de psicólogas especialistas em manejo comportamental.
Segundo a psicóloga Maria Eduarda Leopoldino, a preocupação do festival com inclusão é um diferencial entre os grandes eventos culturais do estado. “O FestNatal é um dos poucos eventos que traz esse olhar mais cuidadoso e acolhedor, trazendo a equipe de inclusão. Nós somos três psicólogas e estamos aqui para receber, orientar e fazer manejo comportamental quando necessário. Temos abafadores, óculos que reduzem estímulos visuais e auditivos e oferecemos suporte adequado para crianças, adolescentes e adultos neurodivergentes”, explicou.
A equipe atua garantindo apoio durante momentos de crise e acolhimento às famílias. “Quando as famílias chegam, damos o suporte necessário. Se houver necessidade de manejo comportamental ou uso de equipamentos específicos, estamos aqui para isso”, completou Maria Eduarda.
A intérprete de Libras, Jéssica Alves Ferreira Borges, destacou o impacto emocional da acessibilidade. “É bonito saber que tudo é acessível para que qualquer um possa viver todos os momentos do festival. Eles ficam sempre querendo saber se teremos intérpretes para poderem estar juntos. Acessibilidade é inclusão”, afirmou.
Além das equipes especializadas, toda a estrutura física do evento foi planejada com atenção ao deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida. Há áreas acessíveis, rampas e circulação adaptada para cadeirantes e pessoas com necessidades específicas de locomoção.
Para a presidente da Fundação Cultural Acia (Facia), Elisa Baião Macêdo, o princípio é claro. “É um evento para todos, sem exceção. Todo mundo é muito importante no pluralismo do FestNatal Araxá”, destacou.
Mostra de Artes FestNatal
A segunda noite da Mostra de Artes FestNatal reúne nesta terça-feira (9) quatro instituições culturais da cidade no palco do FestNatal – Araxá 160 anos. A programação começa às 19h, com a abertura da Vila do Noel, seguida por apresentações que mesclam dança, música, inclusão e trabalhos formativos realizados ao longo do ano por crianças, jovens e adultos.
A Fundação Rio Branco abrirá a noite com o espetáculo A Viagem dos Sonhos, criação das alunas dos projetos Dançart (Ballet e Jazz) e Salto para o Futuro (Ginástica Rítmica). Segundo Ivana Antenucci, coordenadora de projetos, a apresentação simboliza o compromisso da instituição com transformação social. “Acreditamos que toda criança tem o direito de brincar, aprender e crescer com dignidade. Criamos caminhos de esperança onde antes havia limites, com cuidado e amor há mais de duas décadas”, afirmou.
Na sequência, o Instituto Movart leva ao palco música, canto, violão, circo e balé, reunindo crianças, adolescentes e adultos. Para a presidente Wanessa Borges, o FestNatal é um espaço de valorização e acolhimento artístico. “A Movart gosta muito de se apresentar no palco do FestNatal, que tem uma estrutura ímpar e deixa os artistas à vontade. É uma alegria participar mais um ano desse festival que integra talentos e comunidade”, disse.
Às 21h15, a Still Dance Company apresenta coreografias de hip-hop, K-pop, breaking e trabalhos temáticos. A diretora artística Paula Nogueira destacou a importância do evento para a visibilidade da dança urbana. “Participar do FestNatal é um privilégio enorme. É ali que mostramos nossa união e nosso amor pela dança, uma modalidade das ruas que encanta e conquista espaço. Este ano levaremos trabalhos com crianças, adolescentes e adultos, com clássicos que vão surpreender o público”, afirmou.
Encerrando a noite, a Escola de Dança CSD Araxá apresenta um trecho do espetáculo Bailarinas de Brinquedo — A Loja Encantada. A coreógrafa Mariana Hermógenes reforça o significado dessa participação. “É uma honra estar mais um ano no FestNatal, um evento tão importante para a cidade. É um prazer poder apresentar parte do nosso espetáculo nesse palco”, declarou.
Programação
09/12 – TERÇA-FEIRA
Mostra de Artes FestNatal
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Fundação Rio Branco
19h50 – Instituto Movart
21h15 – Still Dance Company
22h05 – Escola de Dança CSD
10/12 – QUARTA-FEIRA
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Banda Malupa
19h45 – Henrique Reis Quarteto
21h – Quinto Sol convida Hugo Massato
11/12 – QUINTA-FEIRA
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Incruziada Blues Band
19h30 – Oficina Cultural Tom Lima
20h – Contação de Histórias Sambanguinhas – Histórias e Cantigas
20h15 – Caravana Soul
21h30 – Peixe Piloto
Mostra de Artes
A segunda-feira (8) do FestNatal – Araxá 160 anos foi marcada por uma programação dedicada às artes cênicas, à música e à dança, reunindo grande público no estacionamento do Estádio Fausto Alvim.
A noite começou com a abertura da Vila do Noel e seguiu com o espetáculo Um Tal de Malasartes, apresentado pela Cia de Teatro CSD. A montagem, preparada por alunos do Colégio São Domingos, levou ao palco uma releitura leve e bem-humorada das tradicionais histórias do personagem Malasartes, destacando seu jeito astuto e as situações divertidas em que se envolve.
A Mostra de Artes prosseguiu com a participação do CAMTA, que emocionou o público ao apresentar uma parte do espetáculo Cinderella. A instituição levou ao palco crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos seus projetos culturais, evidenciando o trabalho de integração geracional e inclusão artística desenvolvido ao longo do ano.
Encerrando a programação, o Centro de Danças Kathak (CDK) apresentou um repertório composto por coreografias premiadas em 2025. “Foi uma experiência muito legal. A gente sempre fica muito feliz de ser convidado porque as pessoas vêm prestigiar a gente. A gente sempre gosta muito de dançar no FestNatal”, diz a bailarina Clara Queiroz de Melo.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano, o evento comemora 16 anos e ocorre entre os dias 4 e 21 de dezembro no estacionamento do Estádio Fausto Alvim com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais. O evento também conta com toda a estrutura de acessibilidade, como banheiros adaptados, vagas reservadas, rampas, tradução simultânea em libras, audiodescrição e presença diária de uma psicóloga especialista em manejo comportamental.
O FestNatal – Araxá 160 anos é realizado pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CBMM, Bem Brasil, Rio Banco, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Algar, Zema, Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e Tv Integração. Uma realização da Fundação Cultural Acia (Facia) e Ministério da Cultura, Governo do Brasil, ao lado do povo brasileiro.
Serviço
FestNatal – Araxá 160 anos
Data: de 4 a 21/12
Local: Estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim.
Entrada gratuita
Fonte: Daniel Nacati – Assessor de Comunicação / FestNatal Araxá
Tel: +55 (34) 9.8893-8809 [email protected].br


