A partir desta terça-feira (14) a população de Araxá começa a julgar e escolher o melhor prato elaborado por bares e restaurantes da cidade. É o Festival “O Bão do Buteco”, que está de volta ao calendário local dos grandes eventos e que destaca a gastronomia típica destes estabelecimentos. Durante a temporada do concurso, a população da cidade e alguns jurados não identificados vão provar e dar notas para os melhores petiscos de Araxá.
Para surpreender o público, os 16 empreendimentos participantes desenvolveram um cardápio diferenciado com a consultoria do chef Felipe Leroy. Professor de gastronomia, consultor no segmento de hotelaria, bares, restaurantes e indústrias do segmento de alimentos e bebidas, Leroy foi o cozinheiro-chefe nos eventos FIFA, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, no Mineirão.
A votação do melhor prato vai até primeiro de dezembro pelo site www.obaobobuteco.com.br. Lá também é possível conhecer os detalhes dos cardápios e os endereços dos estabelecimentos participantes.
Estabelecimentos participantes:
1- Arte Café
2 -Bar Araras
3- Bar e Restaurante do Venilson
4- Bar Rancho Urbano
5- Bar Recanto do Lago
6- Boi Cheiroso
7- Bolão Rock Bar
8- Buteco do Marruco
9- Cantôa
10- EspetinhoS Dom Fernan
11- Estação do Espeto
12- Guará Restaurante
13- Keiko Culinária Japonesa
14- Mundial Gastronomia
15- Paiolão
16- Spetaria Pub
Oportunidade
Na consultoria, que integrou o programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas, os empresários foram desafiados a criar ou melhorar um prato. “Foram quatro horas presenciais para que a gente pudesse desenvolver uma melhoria ou algo novo. Mais do que isso, falamos sobre a composição de custos, a formação de preço de venda e orientamos sobre a organização da cozinha e a gestão do negócio e seus colaboradores”, destaca o chef Felipe Leroy.
Uma oportunidade ímpar, na opinião dos empresários do setor. “Esse projeto tem três pontos importantes para o empresário: primeiro, as consultorias em que a gente consegue melhorar nosso negócio com a visão de profissionais; segundo é a visibilidade que este projeto dá para as nossas empresas e terceiro é o grande fluxo de pessoas que passa pelos nossos estabelecimentos durante a o festival”, garante o chef Pedro Ladeira, diretor da Acia.
Os resultados prometem, de fato, surpreender. “Temos muitos pratos lindos, muito bem preparados. O público pode esperar os melhores pratos que eles vão comer neste ano de 2023. O festival vai ser muito interessante”, adianta o chef Felipe Leroy.
Etapas
A população e os jurados poderão experimentar e votar nestes pratos até o início de dezembro. Neste mesmo período, representantes dos empreendimentos também estão participando de uma consultoria de gestão. Ao lado do chef Sergio Viggiano, eles têm três encontros de três horas. “Falamos sobre a análise e implementação de ferramentas de gestão (fluxo de caixa, meios de pagamento, análise de indicadores, entre outros); redução de custos, compras e estoque (análise de ingredientes, embalagens, área de produção, orientações para categorização de mercadorias, cálculo do estoque mínimo e máximo, entre outros) e formação do preço e análise do mix de produtos”, explica o chef Sérgio, que tem mais de 20 anos de experiência com gestão organizacional, financeira e estratégica de empreendimentos gastronômicos.
Uma oficina de food style também ensina os empreendedores a prepararem os pratos para a fotografia, essencial em tempos de redes sociais. O evento de encerramento será nos dias 1º e 2 de dezembro no Araxá Center Shopping quando os bares terão a oportunidade de oferecer os pratos que foram produzidos.
Segundo o analista do Sebrae Minas, Alessandro Henrique de Souza, os resultados deste processo surgem de forma rápida. “Com o Prepara Gastronomia – O Bão do Buteco – a gente espera que os bares e restaurantes consigam melhorar sua gestão, reduzir desperdício, aumentar lucratividade e ganhar mercado. Para o público, em geral, ele dá a oportunidade de que estes bares possam inovar e oferecer opções e experiências aos clientes que eles não estão acostumados no dia a dia”, finaliza.
O Bão do Buteco
O Projeto “O Bão do Buteco” é uma realização da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócio de Araxá (Acia) em parceria com o Sebrae e o Prepara Gastronomia. O evento tem a produção da ATrês Comunicação e o patrocínio da Emprol e do Araxá Center Shopping. Cerveja Oficial: Spaten
Neste ano, dezesseis bares e restaurantes participam do festival. Eles passaram por treinamentos e consultorias para a elaboração de pratos que serão servidos nos estabelecimentos e em um evento nos dias 1º e 2 de dezembro, no Araxá Center Shopping (com entrada gratuita). O vencedor do concurso será anunciado no evento de encerramento e será aquele que obtiver a melhor nota, segundo avaliação dos jurados e do público.
Prepara Gastronomia
O programa Prepara Gastronomia é uma iniciativa do Sebrae Minas para promover a gastronomia mineira e capacitar donos de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e qualquer outro negócio de venda de alimentos e bebidas fora do lar. São consultorias customizadas, cursos, oficinas e informações técnicas para apoiar as empresas a se reinventarem e alavancarem seus negócios. Ao fim das capacitações, os empresários ainda recebem orientações de um chef de cozinha e têm a oportunidade de participar de festivais gastronômicos.
Felipe Leroy
Felipe Augusto Leroy (@felipeleroy) é formado em Ciências Contábeis, cozinheiro profissional, formado pelo SENAC-MG; pós-graduado em Dirección de Hoteles y Restaurantes, pelo Centro Superior de Hotelaria e Turismo de Valencia – Espanha; MBA em E.S.G. pela Exame Academy; pós-graduado em Eficiência Energética pela Universidatte e Cemig. É proprietário da Cozinha Vitrine (@cozinha_vitrine) laboratório estúdio de cozinha, treinamentos, buffet e catering. Diretor comercial e fundador da Zedek Alimentos de Raiz www.zedekalimentos.com.br . Especialista em Gestão de Negócios pela Rede Abrasel. É master coaching, formado pela Fundação Internacional Condor Blanco. Há 27 anos trabalha com o desenvolvimento de líderes e gerenciamento de projetos para melhoria de processos, melhoria das relações e melhores resultados. Participações em Festivais Gastronômicos e atividades no segmento de hospitalidade; atua como palestrante e articulador para programas de compras e práticas sustentáveis.
Sergio Viggiano
O chef Sergio Viggiano é o atual diretor nacional de comunicação e marketing da FIC Brasile. Tem mais de 20 anos de experiência com a gestão organizacional, financeira e estratégica, com foco em diretrizes e resultados. Atua em processos de M&A, construindo análises para modelagem financeira e estudos de setores e mercados, identificando potenciais negócios, analisando a aderência de potenciais targets aos planos do cliente contratante, e construção das teses para M&A. Atua, por consequência, em processo de Due Dilligence, fazendo intermédio entre as partes interessadas, bem como, conduzindo o processo de diligência operacional, financeira e contábil garantindo a qualidade e criticidade das informações entregues, de forma precisa e nos prazos acordados.
Foi responsável por implementar programas de captação, avaliação, estruturação e manutenção de empresas, desenvolvendo estratégias de mercado, definição, análise e cumprimento de metas, nos mais variados setores da economia – metodologia PDCA. Participou da estruturação e análise dos processos de logística de vários empreendimentos, integrando compradores e fornecedores parceiros.
Sérgio Viggiano tem ainda vivência em empresas nacionais e internacionais – Reino Unido, Itália, Holanda e Ghana, atuando como líder e gestor de Projetos & Equipes.
Serviço
O Bão do Buteco
Período de votação: 14/11 a 01/12
Local: Bares e Restaurantes participantes
Evento de Encerramento
Data: 1º a 2 de dezembro
Local: Araxá Center Shopping
Entrada Franca
Informações e votação: www.obaobobuteco.com.br