O Exército dos Estados Unidos deu um bolo de aniversário para uma mulher italiana — para substituir um que os soldados americanos roubaram dela enquanto esfriava em uma janela há 77 anos.
Meri Mion — que completa 90 anos nesta sexta-feira (29/4) — tinha 13 anos quando seu vilarejo de San Pietro, perto de Vicenza, na região do Vêneto, presenciou combates entre tropas americanas e soldados alemães.
A mãe de Meri fez um bolo de aniversário para ela, mas foi levado pelos oportunistas — e presumivelmente famintos — americanos.
Mion disse que compartilharia o bolo substituto com seus parentes.
“Vamos comer essa sobremesa com toda a minha família, lembrando deste dia maravilhoso que nunca vou esquecer”, disse ela.
O Exército dos EUA entregou o bolo em uma cerimônia na quinta-feira (28/4) em Giardini Salvi, em Vicenza, ao lado de militares, autoridades locais e moradores.
O sargento Peter Wallis, que entregou o bolo, disse que era “um pouco estranho” substituir os bens roubados, “mas isso me faz sentir bem”.
Na cerimônia, o coronel Matthew Gomlak, comandante da guarnição do Exército dos EUA na Itália, falou sobre os combates em 1945 entre as forças americanas e alemãs no Corso San Felice e Fortunato, em Vicenza.
Pelo menos 19 soldados americanos foram mortos ou feridos, e vários tanques americanos, destruídos.
Os italianos locais ofereceram pão e vinho às tropas americanas.
“Essa recepção calorosa do povo de Vicenza continua até hoje”, diz coronel Gomlak.
Na manhã seguinte, sua mãe fez o bolo. Mas “sua felicidade se transformou em decepção mais tarde, quando os engenhosos soldados americanos fugiram com [ele]”, disse o coronel Gomlak.
Um vídeo no site do Exército dos EUA mostra Mion enxugando as lágrimas no momento em que recebeu o bolo, enquanto o “parabéns para você” era cantado em italiano e inglês.