Cumprindo disposições legais, a Câmara Municipal de Araxá promoveu nesta quarta-feira (09) uma Audiência Pública para apresentação da Prestação de Contas do Município, referente ao segundo quadrimestre de 2024.
Como de costume nas audiências de prestação de contas do Executivo, que são realizadas a cada quadrimestre na Câmara Municipal, o controlador-geral do município, Dr. Bruno Borges Almeida, apresentou as informações da execução orçamentária referentes ao período de maio, junho, julho e agosto de 2024 (2º quadrimestre).
Ele iniciou a sessão comparando a receita arrecadada no 2º quadrimestre de 2023 com a do atual exercício – 2024, que foi de R$ 208.461.275,36 (duzentos e oito milhões, quatrocentos e sessenta e um mil, duzentos e setenta e cinco reais e trinta e seis centavos), representando um aumento na arrecadação de 5,54% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando dentro do valor previsto no orçamento.
O controlador também reforçou que o Orçamento está atendendo às expectativas: “Até agosto de 2024, o Município arrecadou um valor de R$ 525.695.880,39 (quinhentos e vinte e cinco milhões, seiscentos e noventa e cinco mil, oitocentos e oitenta reais e trinta e nove centavos), (…) o que representa 71,43% do valor orçado para o ano de 2024, conforme a LOA – Lei Orçamentária Anual nº 8195 de 15 de dezembro de 2023 (…)”.
Concluindo a apresentação, Bruno destacou que o relatório demonstrou também o cumprimento das imposições constitucionais e legais quanto aos gastos com saúde, educação, profissionais da educação, pessoal, dentre outros.
Ele também salientou a existência do Portal da Transparência do Município de Araxá, no qual podem ser encontradas informações mais detalhadas sobre a arrecadação de receitas e a realização dos gastos públicos.
Ascom CMA.