As escolas da rede pública estadual de ensino trazem muitas memórias afetivas, seja por um professor inesquecível, pelas amizades feitas, pelo despertar de uma profissão ou pelos pratos que são servidos durante os intervalos das aulas. Esses sabores remetem sempre às boas recordações, da comida caseira feita pela família, principalmente aquelas dos almoços de domingo.
Preferidos pelos alunos
Em outubro, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou uma pesquisa amostral para saber dos estudantes quais são suas refeições preferidas. Foram ouvidas 545 escolas de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado.
Em primeiro lugar, a refeição predileta dos estudantes é o estrogonofe (ou strogonoff) de frango, acompanhado de arroz, batata e salada. Em alguns casos, também vem com feijão, trazendo um toque de mineiridade e mais nutrição ao prato de origem russa.
Destaques da Alimentação Escolar
*Pesquisa feita pela SEE/MG com 545 escolas de todas as 47 SREs
Prato preferido
1º lugar – Estrogonofe de frango
2º lugar – Feijoada
3º lugar – Feijão tropeiro
Vegetal favorito
1º lugar – Batata inglesa
2º lugar – Alface
3º lugar – tomate
Fruta predileta
1º lugar – Banana prata
2º lugar – Melancia
3º lugar – Maçã
Cardápio da Alimentação Escolar
A merenda, que é nutritiva e saborosa, segue critérios nutricionais rigorosos, além de padrões de higienização dos alimentos que são bem armazenados, e limpeza da cantina, onde se prepara a comida.
A execução dos pratos é acompanhada por nutricionistas da rede que trabalham nas 47 SREs de Minas Gerais.
A cartilha de Cardápios da Alimentação Escolar foi elaborada por uma equipe técnica de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na SEE/MG.
São 98 opções de pratos que integram a cartilha, entre almoços, lanches e frutas. Para o ensino integral, são disponibilizadas 72 opções variadas, sendo 32 de lanche e 40 de almoço.