O Mercado Livre (MELI34) estabeleceu sua meta para a Black Friday de 2023: utilizar sua entrega rápida, uma prioridade da empresa, para reconquistar clientes que já realizaram compras na plataforma, mas que por diversos motivos, não retornaram.
Embora a entrega rápida seja uma das “principais fortalezas” da empresa, ela não é mais uma “novidade” para os clientes, conforme destaca Luiz Vergueiro, diretor sênior de logística do Mercado Livre. Portanto, a estratégia agora é proporcionar cada vez mais uma experiência de “quase loja física” aos consumidores.
Vergueiro enfatiza que os consumidores buscam uma experiência de compra que se assemelhe à loja física, permitindo que escolham o que desejam e saiam com o produto imediatamente. Essa abordagem visa atender a essa demanda crescente.
Com cerca de 40% de participação de mercado no Brasil, o Mercado Livre desenvolveu uma infraestrutura logística para alcançar “o máximo possível de cidades em um ou dois dias”, acrescenta o diretor. Atualmente, a empresa argentina realiza entregas no mesmo dia em 193 municípios, em até um dia em 2.900 das 5.565 cidades brasileiras (mais da metade do país) e em até dois dias nas demais localidades.
Para atrair novamente os consumidores, a empresa também planeja investir em promoções, oferecendo descontos que podem chegar a até 70% em uma ampla variedade de produtos. Considerando que a publicidade desempenha um papel fundamental nos negócios, como diz o conhecido ditado popular no Brasil, o Mercado Livre aposta em aumentar em 50% seus investimentos em mídia nesta edição em comparação com 2022.
Com informações do InfoMoney