É natural que tudo mude. O corpo, nem se fala. O organismo passa por diversas transformações e flutuações hormonais. Assusta? Um pouquinho. Mas garanto, dá para continuar linda e plena com um pacotinho de amor crescendo no ventre.
É mais do que normal surgirem diversas dúvidas quanto aos cuidados estéticos na gestação. E você já deve estar se perguntando: por que esse cuidado extra com as gestantes? Porque é uma fase em que o organismo está mais sensível, e há mais responsabilidades com o corpo do que antes. Quer um exemplo?
Ao realizar um tratamento com uma gestante, nos limitamos a alguns produtos e princípios ativos, não porque possam interferir no bebê, mas porque podem causar alguma reação na pele, fazendo com que a grávida tenha que usar alguma medicação, o que deve ser evitado. Por isso, trabalhamos com uma linha hipoalergênica mais leve, com menos conservante e menos essência em que a chance de ter uma reação alérgica é muito pequena. Vejo que a grande preocupação durante a gestação é “não quero manchar e não quero ter estrias”. Quem nunca as teve, não é? Quanto às manchas, elas surgem, porque é um momento em que os hormônios estão em excesso.
Uma mulher que tem predisposição a ter melasma, manchas durante a gravidez, precisa se proteger muito mais, porque a pele fica muito mais sensível, mais propícia a ter mancha do que uma mulher que está com os hormônios equilibrados. Lembrando que não é só o sol que mancha! Luz do computador também, do smartphone, a luz fria e todas as luzes visíveis, além das radiações solares. Mas hoje, temos protetores solares para todos os tipos de pele e em muitas versões. Não há mais desculpas para não usá-los, mesmo grávida. O filtro solar deve ser usado desde a condição de bebê, até que a morte nos separe. Sim! Temos que nos atentar para usar um bom filtro que tenha uma boa cobertura, uma boa proteção e que, principalmente, não deixe a pele mais oleosa, que já vai ter estímulos e mais hormônios.
A gestante pode ficar plena com seu filtro solar com tonalizante, pode continuar fazendo uso de sabonetes e até de alguns ácidos, desde que tenha orientação do profissional da parte estética e do obstetra que acompanha a gravidez. Nos procedimentos faciais, é permitida a limpeza de pele, desde que se trabalhe com uma linha hipoalergênica. Para algumas gestantes que têm problema de acne, podemos utilizar a argila, que é supernatural, melhora a luminosidade da pele e não oferece risco algum. Quanto às estrias, o maior cuidado é com a hidratação oral e tópica – hidratantes, devido ao ganho de peso e volume.
Por isso, a orientação é que a gestante esteja sempre atenta aos locais de maior aumento de volume para que possa intensificar a hidratação. Muitas mulheres não se hidratam corretamente, ou começam e depois ficam desaminadas e interrompem. Mas quer uma dica? Torne esse momento um hábito diário com seu filho. É um momento mágico em que você pode passar o seu hidratante em sintonia com o bebê. Coloque uma música ou conte uma história. Tenha esse momento gostoso e íntimo. Eu tinha por hábito colocar música e ficar contando a história desta música, a que ela me remetia ou também contava história da família. Eu sempre tive esse momento com as minhas filhas. É maravilhoso! Essa hidratação é um processo muito importante, porque as estrias são o grande desafio da estética. Existem muitos tratamentos, mas não se consegue deixar a pele 100% novamente. Portanto, quanto mais hidratação tópica e oral, quanto mais saudável estiver aquele tecido, por mais que ele venha ter estrias, melhor serão os resultados na realização de um tratamento futuro no pós-parto.
Qual a grávida que nunca ficou louca para chegar em casa só para colocar as pernas para cima, não é mesmo? Calma, que pode ficar tudo bem! Nesse caso, é ideal que se faça a drenagem linfática para gestantes, mas claro, sempre com autorização e orientação do médico que está acompanhando a gestação. A drenagem na gestante é prazerosa, não só porque envolve aquele momento de relaxamento e de melhora da circulação, mas também porque é um momento de bate-papo para esclarecimento de qualquer dúvida. Viu como gravidez não é doença? Dá para cuidar do corpo e da pele com muitos recursos disponíveis. Nada de baixa autoestima durante e após a gestação. Curta o seu momento de forma leve e feliz. Aproveite para cuidar de si mesma! Seja mãe, seja luz!
Existem, sim, algumas restrições, mas sempre pelo cuidado de não provocar qualquer reação alérgica. A mama vai se desenvolver, o quadril vai aumentar e o abdome, nem se fala. Cada mulher tem suas particularidades.