O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria de um ataque realizado a uma casa de shows em Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira (22). O ato resultou na morte de pelo menos 40 pessoas e deixou mais de 100 feridos. Terroristas invadiram o local armados com armas e dispositivos de incêndio.
Um vídeo que circula pelas redes sociais, mostra os atiradores disparando repetidamente contra as pessoas presentes no local. Muitos, aterrorizados, buscaram abrigo debaixo de uma placa que parecia ser a entrada do estabelecimento.
Estado Islâmico reivindica autoria
A declaração sobre a autoria do Estado Islâmico foi feita pelo canal do grupo extremista no Telegram, a Amaq. “Uma fonte de segurança informou à Agência Amaq: Combatentes do Estado Islâmico atacaram uma grande concentração de cristãos na cidade de Krasnogorsk, nos arredores da capital russa, Moscou, matando e ferindo centenas e causando grande destruição no local antes de se retirarem para suas bases em segurança”, dizia um trecho da reportagem.
Um porta-voz do comitê de investigações da Rússia afirmou que ainda é cedo demais para determinar o paradeiro dos autores do atentado, de acordo com a agência de notícias estatal RIA.
Segundo informações divulgadas pelo jornal americano “The Washington Post”, autoridades dos Estados Unidos tinham recebido alertas sobre a presença de uma célula do Estado Islâmico na Rússia em 7 de março.