A solidariedade e o encontro em família marcarão o mês de março, na Escola Livre do Grupontapé. A instituição realizará atividades gratuitas para toda a população, que está convidada a doar 1 kg de alimento não perecível, agasalho ou brinquedo, que serão repassados para entidades beneficentes da cidade, como é o caso da Cozinha Comunitária do Glória, que desde o ano passado tem recebido as doações.
O primeiro evento será para o público infantil: Noite das Crianças, programado para a próxima quinta-feira (16/03), às 19 horas, na sede da Escola. Uma roda de Danças Circulares com foco nos pequenos é uma das atividades que serão oferecidas. “Os pais das crianças, que vão participar, também estão convidados a ‘entrarem na dança’. Depois, na área externa, próximo ao pé de jabuticaba, haverá contação de história”, adianta a coordenadora pedagógica da Escola Livre, Katia Lou.
“O pai dos pássaros” é a história que será contada para as crianças ao redor de uma fogueira, revela Katia Lou. “A proposta do encontro além da fruição artística é possibilitar uma experiência de encontro lúdico, cênico e afetivo com as crianças e famílias”, informa.
Evento para o público adulto será na próxima semana
Na quinta-feira, dia 23/03, às 19h30, a atividade é voltada para adultos. O projeto desenvolvido para esse público são as Danças Circulares. Desde 2018, o Grupontapé oferece, de forma gratuita, uma vez por mês, a Vivência em Danças Circulares e Meditação com tambor. É um espaço para descontrair, respirar, relaxar, aprender e compartilhar.
As Danças Circulares estão presentes nas atividades do Grupontapé há algum tempo. Em 2017, elas fizeram parte da criação do espetáculo Tempo de Águas, com direção de Inês Peixoto, que tem as duas atrizes cofundadoras do Grupontapé em cena, Katia Bizinotto e Katia Lou, e faz parte do projeto 2K Investigação do Feminino. “As Danças Circulares trabalham o corpo de forma sensível e integrativa, e pode ser vivenciado por todas as pessoas que se interessarem”, explica Katia Lou, que também é a focalizadora das Danças. “Não é preciso saber dançar previamente, pois as coreografias são ensinadas na hora e todos dançam juntos”, comenta.
Essas atividades são realizadas pela Escola Livre do Grupontapé e pelo Grupontapé, e estão inseridas no projeto Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio de diversas empresas parceiras da companhia de teatro.
Os eventos não necessitam de inscrições.
Serviço 1
O quê: Noite das Crianças
Quando: 16/03
Horário: 19 horas
Quem: Crianças e toda a família
Serviço 2
O quê: Vivência em Danças Circulares e Meditação com Tambor
Quando: 22/03
Horário: 19h30
Quem: público adulto
Onde: Escola Livre do Grupontapé – Rua Tupaciguara, 471 – Bairro Aparecida
Entrada: gratuita e solidária, pois o público participante pode doar 01 kg de alimento não perecível, agasalho ou brinquedo.