Muita vibração e comemoração marca a chegada de Ernani de Souza na Indomit Ultra Trail Pedra do Baú em São Bernardo do Sapucaí, neste domingo. O atleta é o segundo colocado nos 50 km e pela segunda vez conquista a oportunidade de integrar seleção brasileira no Campeonato Mundial de Trail Running 2019, em Portugal.
As preparações começaram em janeiro com a parceria do treinador, Guilherme de Agostini, de Uberlândia. Os treinos se dividiram em atividades técnicas, trabalho de força na academia e volume considerável de treinos de corrida, sempre respeitando o corpo. O peso também foi importante. No decorrer dos meses, procurou perder gradativamente alguns quilos para chegar na prova com o menor peso possível, mas, claro, sem perder força física. Paralelo a isso, Ernani também buscou a preparação psicológica, fator essencial para quem deseja enfrentar um grande desafio em uma prova de longa distância.
“Mas com toda certeza o grande diferencial da minha preparação foi ter participado do 1º Training Camp de Alto Rendimento que aconteceu em Uberlândia, durante todo o carnaval. Em seguida, há apenas 2 semanas da Indomit, voltei para fazer algumas sessões de treino acompanhando alguns dos melhores corredores de montanha do Triângulo Mineiro e do Brasil como Gabriel Paim, Fernando Nazário e Fred Guerra, onde todas as atividades foram acompanhadas de perto pelo professor Guilherme”, conta Ernani.
E a reação quando soube do resultado, como foi? “Durante a disputa, geralmente eu consigo saber onde me encontro na prova e o que ainda posso conquistar. No caso da Indomit, eu me posicionei no top 10 desde a largada. Para mim os 50 km pareciam um grande tabuleiro de xadrez, onde eu tinha condições de mexer apenas uma pedra, que no caso era eu mesmo. Fui progredindo na disputa, a prova foi se definido aos poucos e só ali no 49 km, perto de cruzar a linha de chegada que eu consegui relaxar e iniciar minha comemoração. Foi emocionante!”.
Quanto aos próximos passos, o atleta está 100% focado para a disputa do Mundial no que acontece no dia 8 de junho, mas não perde tempo não, antes vai participar também do Revezamento Volta a Ilha de Florianópolis na categoria duplas. “Meu grande desejo para esta temporada, com certeza, é de entregar a melhor performance possível neste mundial. Quero voltar para casa sabendo que dei meu máximo! Em 2017 fiquei meio frustrado por ter acontecido problemas físicos que me impossibilitaram de desenvolver o meu máximo, independente do resultado na prova quero colaborar com o meu melhor na seleção brasileira”, finaliza!
Estamos torcendo por você, Ernani!