Uma enfermeira que estava trabalhando no resgate de vítimas de bombardeios em Gaza foi surpreendida ao identificar sua filha ferida entrando no hospital sendo carregada por uma equipe de salvamento. Esse triste momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais em 1º de novembro.
No vídeo, é possível observar a reação da enfermeira ao reconhecer sua filha na maca, que estava sendo transportada pelos voluntários. Ela então se desespera e começa a correr atrás da equipe aos prantos.
Até a quarta-feira (1), pelo menos 10.328 vidas haviam sido perdidas no conflito entre Israel e os palestinos, que já estava em seu 26º dia. Esses números foram divulgados pelas autoridades de saúde de ambos os lados.
O grupo radical islâmico Hamas realizou um ataque terrorista contra Israel em 7 de outubro, deixando centenas de mortos. O ataque foi considerado um dos maiores dos últimos anos. O Hamas afirmou que era o início de uma ação para tomar território.
Muitos foguetes foram disparados de Gaza em direção a Israel, e militantes armados conseguiram derrubar as barreiras de alta tecnologia que cercavam a faixa de Gaza, iniciando ataques por terra com reféns. Além disso, combatentes entraram em Israel pelo mar.
Um festival de música eletrônica foi atacado, resultando na morte de pelo menos 260 pessoas. O brasileiro Ranani Glazer, desaparecido desde o sábado, teve sua morte confirmada pela família na segunda-feira, 9 de outubro.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra e afirmou que os palestinos pagariam um preço alto pelo ataque, e que a resposta de Israel a Gaza teria um impacto significativo no Oriente Médio.