Para crianças e estudantes em idade obrigatória, de 4 a 15 anos, correspondentes do 1º período da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, os pais ou responsáveis devem procurar diretamente a secretaria escolar da unidade de ensino pretendida. Havendo vaga, a matrícula poderá ser realizada. Caso não haja disponibilidade, a orientação é buscar outra unidade próxima da residência. Persistindo a falta de vaga para a série pretendida, o responsável deverá procurar a Secretaria Municipal de Educação para inscrição em lista de espera, que será analisada pela Comissão de Cadastramento e Matrícula.
Já os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio que não realizaram o cadastro ou não conseguiram vaga deverão se inscrever novamente pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (SUCEM). O site será reaberto no dia 27 de janeiro de 2026, pelo endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
No caso da Educação Infantil, os pais ou responsáveis que não participaram do cadastramento no período regular devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para inclusão em lista de espera. O preenchimento das vagas ocorrerá ao longo do ano de 2026, conforme surgimento de vacâncias, respeitando a ordem de classificação da lista de suplentes e, posteriormente, da lista de espera.




