O aumento das vagas é resultado direto da adesão de Araxá ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal. Em 2021, eram 661 vagas; em 2023, passaram para 871; e em 2024, chegaram a 1.513, reforçando a capacidade do município de manter estudantes acolhidos e acompanhados por mais horas por dia.
“Essas crianças poderiam estar vulneráveis nas ruas, mas estão na escola, aprendendo, alimentadas e acompanhadas por profissionais preparados”, explica Zulma Moreira, secretária municipal de Educação. Durante o período integral, os alunos recebem refeições cinco vezes ao dia e participam de propostas que fortalecem valores e vínculos.
Todas as creches municipais também funcionam integralmente, com no mínimo sete horas de atendimento diário, o que protege crianças pequenas de situações de negligência e violência, além de possibilitar que pais e mães trabalhem com tranquilidade. “Quando a escola assume esse papel ampliado, nós reduzimos vulnerabilidades e criamos espaços seguros para que as crianças se desenvolvam com valores, afeto e responsabilidade”, afirma Zulma, secretária municipal de Educação.
Dentro das escolas, ações preventivas completam o trabalho pedagógico. O PROERD, desenvolvido com a Polícia Militar, reforça conceitos de autocontrole, prevenção ao uso de drogas e tomada de decisões responsáveis. Psicólogos da rede promovem Ciclos Restaurativos, que tratam bullying e conflitos por meio do diálogo e da reconstrução de vínculos, fortalecendo a cultura da paz e prevenindo comportamentos de risco.
Araxá também mantém parcerias com instituições como AABB, Oratório Dom Bosco e o projeto Aquecendo Vidas, ampliando as opções de contraturno e retirando crianças e adolescentes das ruas. O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente atuam junto às escolas em casos que exigem acompanhamento imediato.
Outra frente importante é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atualmente atende 492 estudantes, incluindo jovens e adultos que abandonaram os estudos e reeducandos do sistema prisional. Entre 2023 e 2024, 28 reeducandos concluíram etapas da escolaridade por meio da parceria com a Segurança Pública. Para muitos deles, o retorno aos estudos representa uma nova chance de reconstrução pessoal e profissional.
O impacto dessas ações aparece nos números: a evasão escolar no ensino fundamental está entre as menores de Minas Gerais, saindo de 0,9% em 2021, início da gestão do prefeito Robson Magela, para 0,1% em 2025 (até outubro). Crianças e jovens que permanecem na escola, integrados à comunidade escolar e acompanhados por equipes multidisciplinares, têm muito menos chances de ingressar em trajetórias de violência.
Para a secretária de Segurança Pública, Nayara Pacheco, a atuação da Educação é determinante. “A permanência na escola protege, orienta e cria perspectivas. Quando garantimos rotina, valores e oportunidades, prevenimos a criminalidade na raiz. A segurança pública também se constrói com educação e cuidado.”


