Os municípios de Minas Gerais que estão inseridos na Onda Roxa podem, a partir desta sexta-feira (12), oferecer o serviço de delivery (venda remota) de alimentos e remédios durante 24 horas. Pela determinação anterior, esse serviço não estava permitido no período do toque de recolher, entre 20h e 5h.
Por fazer parte do Triângulo Sul, Araxá está inserida na Onda Roxa, maior restrição do Programa Estadual Minas Consciente. O pedido foi atendido em conferência digital entre as 27 cidades do Triângulo Sul e a Secretaria de Estado de Saúde, sendo Araxá um dos primeiros municípios a se posicionar a favor da liberação.
As demais medidas impostas pelo decreto estadual, como por exemplo, o toque de recolher entre às 20h e 5h, permanecem em vigor. Neste período, a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, o entendimento dos municípios da macrorregião é que a proibição de delivery imposta pelo Estado não afetaria a restrição de circulação de pessoas na cidade. “Com a nova deliberação do Estado, o comércio delivery para alimentos e remédios estará liberado 24 horas a partir da publicação do decreto estadual, a partir desta sexta-feira (12) “, explica Diane.