As lesões cervicais não cariosas (LCNC) são definidas como a perda irreversível e gradual de estrutura dental ao longo da margem gengival do dente, na ausência de cárie. São encontradas principalmente em pré-molares superiores e inferiores. Essa condição pode causar sintomas como hipersensibilidade dentinária e insatisfação quanto ao aspecto estético, decorrente da exposição radicular. A hipersensibilidade dentinária cervical é ocasionada pela exposição dos túbulos dentinários na cavidade bucal, como consequência da perda do esmalte e do cemento. Caracteriza-se como uma dor aguda, de curta duração, causada por estímulos mecânicos, térmicos, químicos e osmóticos. Ocorre devido à exposição da dentina na região cervical.
Existem algumas formas de tratamento para minimizar ou eliminar o desconforto doloroso causado pela hipersensibilidade, como os dessensibilizadores de ação neural, obliterador, misto ou pasta dessensibilizante. As LCNCs são achados comuns no consultório odontológico. A causa dessas lesões é multifatorial, envolvendo acúmulo de tensão oclusal, fricção causada pela força da escova dental no momento da escovação, qualidade do periodonto e biocorrosão causada, dentre outras coisas, pela acidez dos alimentos e bebidas que ingerimos. De forma geral, as características clínicas das lesões se apresentam com margens bem definidas na forma de um V (formato de cunha) agudo ou arredondado, sendo mais frequentes nas faces vestibulares dos dentes.
O diagnóstico é a base para o plano de tratamento, e a remoção dos fatores causais a principal forma de atingir o sucesso no tratamento, sendo que os tratamentos preventivos devem ser os de primeira escolha. Posteriormente à remoção dos fatores causais deve ser realizada a análise individual de aspectos como a profundidade da lesão, localização, comprometimento estético e a presença de sintomatologia dolorosa para determinar a necessidade ou não de emprego de dessensibilizante, procedimento restaurador e/ou cirurgia de recobrimento gengival, ou ainda apenas o controle dos fatores etiológicos, como ajuste oclusal, hábitos parafuncionais (roer unha, apertamento, hábitos relacionados à ocupação profissional, dentre outros) e a dieta do paciente.
Inúmeros são os benefícios do procedimento restaurador das LCNCs, se for esta a indicação do profissional, como a melhoria da estética dental, higiene oral, diminuição ou eliminação da sensibilidade, prevenção de danos pulpares, impacção alimentar, aumento da resistência do elemento dentário, paralisação do desgaste da lesão pelo processo de fricção na escovação e pela erosão ácida. Portanto, as lesões cervicais não cariosas possuem uma resolução complexa e individual. Esta resolução pode ser feita apenas pelo cirurgião dentista utilizando-se de uma anamnese bem feita e um exame clínico criterioso. Agende já a sua avaliação!