Hoje estamos vendo muitos atletas amadores correndo aleatoriamente de forma precipitada. Precipitadamente em virtude de não terem um objetivo claro em mente. Quando falamos em objetivo falamos em metas tangíveis. Não adianta começar a correr hoje e querer participar de uma maratona na próxima semana, aprenda a andar, antes de querer correr. Hoje muitos atletas treinam muito para chegar a lugar nenhum, tendo em mente que quantidade é o segredo do sucesso. Devido a isso, é necessário a progressão no treinamento. Quando começamos a correr devemos estabelecer metas com metragens e tempos equivalentes ao seu condicionamento. A prática deve ser prazerosa, buscando melhoras graduais e entendendo os fundamentos do seu treinamento.
- Consulte um médico
Antes de começar a correr, consulte um médico e faça um check-up para saber como anda a sua saúde. Isso é importante para certificar que você está apto a começar um treino de corrida para iniciantes e que não tem nenhuma condição que impeça a prática da modalidade.
- Conte com a ajuda de um profissional de educação física
Principalmente se você estiver saindo de uma vida sedentária e não souber muito a respeito da modalidade. O profissional poderá te ajudar a determinar qual a melhor duração e como devem ser os intervalos de descanso do treino de corrida para iniciantes. Além de ensinar a fazer alongamentos, explicar as técnicas do esporte e oferecer assistência caso algum machucado ou lesão ocorra.
- Os iniciantes na corrida não precisam e (nem devem) começar correndo na maior velocidade e intensidade
O ideal é começar devagar, aos poucos, e ir aumentando gradativamente a intensidade e o ritmo do treinamento. Ao iniciar, a recomendação é alternar períodos de caminhada com períodos de corrida. Com o passar do tempo, você pode tornar o tempo da caminhada mais curto e o da corrida mais longo até chegar ao ponto de conseguir apenas correr durante toda a sessão.
- Evolua gradativamente
Se você já é praticante de corrida e sonha em participar de maratonas, saiba que, com os treinos corretos, nada o impede de participar de uma. Mas lembre-se que as corridas de longa distância exigem velocidade, força, resistência e, claro, acima de tudo preparação.
Pra você, corredor amador que gostaria de iniciar no mundo competitivo, seja na corrida de rua ou montanha, procure um profissional para te orientar na sua jornada, tornando-a mais segura e eficaz! CORRA COM SEGURANÇA.