O Google informou que a partir de 1º de dezembro de 2023, irá realizar a exclusão de contas inativas não acessadas por usuários por um período de dois anos.
As contas do Google submetidas à exclusão terão seu conteúdo integral removido, incluindo e-mails, arquivos do Google Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.
Esta medida é aplicável exclusivamente a contas pessoais, não afetando registros em plataformas do Google destinadas a empresas, escolas ou outras organizações. A eliminação terá início com contas criadas e não utilizadas desde então, de acordo com a empresa.
Para evitar a perda de uma conta do Google devido à inatividade, é crucial efetuar o login e realizar pelo menos uma das seguintes atividades:
- Ler ou enviar um e-mail
- Utilizar o Google Drive
- Assistir a um vídeo no YouTube
- Compartilhar uma foto
- Baixar um aplicativo
- Utilizar a Pesquisa Google
- Empregar a funcionalidade “Fazer login com o Google” em um aplicativo ou serviço de terceiros.
A exclusão não afetará contas vinculadas a assinaturas, seja de serviços do Google ou de terceiros, ou aquelas que possuam vídeos cadastrados no YouTube.
O Google justifica a exclusão de contas inativas com base na maior probabilidade de comprometimento da segurança dessas contas. Isso se deve ao fato de que tais registros podem ter senhas que já foram expostas em vazamentos de dados e, geralmente, não contam com a segurança adicional da autenticação de dois fatores.
Segundo a empresa, suas análises internas indicam que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de habilitar a verificação em duas etapas.