Pela primeira vez, o Congresso da Federaminas vai neutralizar todas as emissões de carbono geradas durante o evento. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria com a empresa E2Carbon, especializada em projetos ambientais e gestão de créditos de carbono. O cálculo inclui deslocamentos, consumo de energia, resíduos e demais fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas à realização do congresso.
A compensação será feita com créditos certificados do projeto CM Serras da Mantiqueira, desenvolvido por produtores de café do estado. A ação envolve a preservação de florestas nativas, a adoção de práticas sustentáveis e a geração de créditos de carbono auditáveis.
“O crédito de carbono é um ativo que vem de um processo ambiental. É o reconhecimento de uma prática que gera uma menor emissão ou uma maior captura de carbono. No caso do Congresso da Federaminas, os créditos são de três produtores rurais de Minas Gerais. Tudo é auditável, mensurável e está próximo dos empresários e da própria entidade”, explica Rafael Melo, diretor da E2Carbon.
A medida posiciona a Federaminas entre as primeiras entidades empresariais do país a incorporar a neutralização de carbono como parte oficial da organização de seus eventos. Para o presidente da instituição, Valmir Rodrigues, a ação representa um avanço no compromisso com a sustentabilidade.
“Assumimos a responsabilidade de promover não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a consciência ambiental. O empresariado mineiro tem força e visão de futuro. Esse é um passo natural para uma federação que representa empresas comprometidas com inovação e impacto positivo”, afirma.
A neutralização de carbono é uma das estratégias reconhecidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Ela integra os princípios do ESG (ambiental, social e governança), cada vez mais exigidos no ambiente corporativo. “Ao adotar esse modelo no Congresso 2025, a Federaminas busca reforçar sua atuação como entidade alinhada às boas práticas de sustentabilidade — e esse é só o começo”, destaca Valmir.
Fonte: Daniel Nacati – Assessor de Comunicação / Congresso da Federaminas
Tel: +55 (34) 9.8893-8809 [email protected].br