O encontro foi realizado no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá e contou com a presença de representantes do município, de organizações da sociedade civil e da equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A conferência teve como tema “20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): Construção, projeção social e resistência”.
A programação incluiu palestra magna, grupos de trabalho e debates guiados por cinco eixos temáticos. Na plenária final, foram eleitos 12 delegados – seis titulares e seis suplentes – representantes do poder público e da sociedade civil, que defenderão as propostas aprovadas nas discussões da Conferência Estadual de Assistência Social.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Lillian Pereira, a conferência reafirma o papel da participação social na construção de políticas públicas em todas as esferas de governo.
“É extremamente importante validar o que já foi construído, revisando as formas de trabalho executadas até o momento e propondo ações para a melhoria do atendimento feito pelo SUAS, tendo como ferramenta a escuta de profissionais, usuários da política de assistência social, conselhos de direito e organizações da sociedade civil”, destaca.