O novo episódio da série Pessoas que Transformam conta a história de um personagem único, exemplo de generosidade e empatia, reconhecido por seu trabalho que transforma a vida de milhares de pessoas em Araxá.
Francisco de Assis Santiago, o Chicão, realiza trabalhos sociais voluntários há décadas, e foi indicado pela própria população de Araxá, por meio de enquete feita pela CBMM em rede social, como uma pessoa que contribui com a comunidade, promovendo a transformação social no município.
De origem simples, teve uma infância sofrida e chegou até a morar na rua, passando frio e fome. Aos 12, começou a trabalhar na roça, aos 15, trabalhou como oleiro, depois como pedreiro, até que, aos 20, teve um grave problema de saúde e voltou a morar nas ruas. Recomeçou sua vida, mesmo em condições precárias, trabalhando de maneira voluntária para ajudar centenas de pessoas na comunidade de Araxá, e, a partir daí, não parou mais de apoiar as pessoas.
Atualmente, já tendo construído e reformado mais de 500 casas na cidade, e prestando assistência em quase todas as entidades carentes de Araxá, Chicão é protagonista de um projeto que alimenta centenas de pessoas, distribuindo cerca de 300 pães e 300 marmitas diárias, sustentado e operacionalizado com a ajuda de outros voluntários, como Luciana Carneiro, que se impressiona com o alcance do projeto. “Eu não tinha essa noção que a gente estava fazendo tudo isso, que alcançava tudo isso.”
O novo episódio da série, que já pode ser visto nas redes sociais da CBMM, conta a história desse personagem por meio de depoimentos de pessoas que acompanham seu trabalho e testemunham os benefícios promovidos à comunidade, depoimentos de voluntários que participam de alguns de seus projetos e de pessoas assistidas pelos mesmos. Os registros espontâneos revelam o impacto positivo de suas ações e como elas têm proporcionado dignidade, justiça social e novos horizontes para tantas pessoas ao longo dos anos.
São décadas de história de um trabalho dedicado à população carente, que começou com uma pequena boa ação e foi crescendo gradativamente conforme a necessidade e a quantidade de pessoas precisando de ajuda, o que fez com que o personagem Chicão tivesse esse justo reconhecimento pela comunidade araxaense.
“A websérie Pessoas que Transformam tem por objetivo servir de inspiração demonstrando como pequenas boas ações podem gerar tantas outras, e como a generosidade tem o poder de transformar pessoas.” Diz Karin Betz, Coordenadora de Comunicação Interna da CBMM.
Chicão sempre teve o desejo de ajudar as pessoas e, por isso, dedicou grande parte de sua vida ao trabalho em prol da promoção social. “Então eu faço isso tudo para as pessoas, lembrando aquilo que alguém fez pra mim quando eu era criança, sabe?”
Hoje, ele recebe apoio da população de Araxá, e até mesmo de fora do Brasil, para que todos os dias seu trabalho seja realizado e leve alimento à mesa de cada uma das pessoas que, de certa forma, dependem das suas doações.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center