A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo começou nesta segunda-feira (2) em Araxá. Esta etapa da campanha está prevista para acontecer até 3 de junho.
Desta vez, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 36 mil pessoas fazem parte do público prioritário em Araxá.
Campanha de Vacinação Contra o Sarampo
A Campanha Nacional de Imunização também prevê a atualização para a vacina contra o Sarampo. Na primeira etapa, iniciada em 4 de abril, os profissionais de saúde receberam a vacina Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola).
Nesta segunda etapa, aberta hoje (2), o público prioritário da campanha contempla também as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que poderão receber a vacina Tríplice Viral no mesmo dia da vacina da gripe, sem a necessidade de intervalo. O objetivo da campanha é interromper a circulação do sarampo e também prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe.
Coadministração com a Vacina Covid
Na população a partir de 12 anos de idade a vacina contra gripe poderá ser administrada de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com a vacina Covid e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Nas crianças de 5 a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 e deve-se agendar a vacina contra a gripe respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.
Programação Vacinação Contra a Gripe e o Sarampo (segunda a sexta)
Unicentro: 8h às 16h;
Unioeste: 8h às 11h e 13h às 16h;
Uninordeste: 7h30 às 16h;
ESF Max Neumann: 12h30 às 17h;
Unisul: 7h30 às 12h30;
Uninorte: 7h30 às 16h.