De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Alessandra Silva, o Janeiro Branco é um momento estratégico para ampliar o diálogo sobre o tema e incentivar a busca por ajuda profissional.
“O Janeiro Branco é fundamental para promover a conscientização da população sobre a importância do cuidado com a saúde mental, estimulando a reflexão sobre emoções, comportamentos e qualidade de vida. A campanha contribui para a redução do estigma, incentiva a busca por ajuda profissional e fortalece a compreensão de que saúde mental é parte essencial da saúde integral”, destaca.
Como parte da programação, será realizada uma Blitz do Janeiro Branco nesta sexta (23), das 9h às 11h, na Praça Governador Valadares, com orientações à população e ações de conscientização sobre saúde mental.
Rede de atendimento
A rede pública municipal mantém uma média aproximada de 15 mil atendimentos mensais em saúde mental, por meio dos serviços oferecidos pelos CAPS Infantojuvenil (CAPS-IJ), CAPS Álcool e Drogas (CAPS-AD), CAPS Maria Pirola (CAPS-MP), além das unidades Unisul, Unileste, Uninorte e Unioeste.
Para o acesso aos serviços, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. O primeiro atendimento psiquiátrico ocorre mediante encaminhamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência. Já o atendimento psicológico pode ser buscado diretamente, sem necessidade de encaminhamento.
Os CAPS seguem como porta aberta para situações de crise, com acolhimento diário, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30, sem necessidade de encaminhamento. Os horários e locais de acolhimento podem ser acompanhados no site oficial da Prefeitura de Araxá.
Ações do Janeiro Branco
Durante o mês, os CAPS desenvolveram oficinas, rodas de conversa, atividades terapêuticas e ações externas voltadas à promoção da saúde mental e do autocuidado. A Secretaria Municipal de Saúde também realiza palestras em empresas, ampliando o alcance da campanha para diferentes públicos.
A campanha Janeiro Branco reforça que cuidar da mente é essencial para a qualidade de vida, e que a rede pública de Araxá está preparada para acolher, orientar e cuidar da população.




