A Secretaria de Esportes apoiou o festival com a cessão do espaço para realização do evento, enquanto a Secretaria de Serviços Urbanos foi responsável pela construção de um novo obstáculo na pista de skate. De acordo com o secretário de Esportes, José Antunes Soares Junior – Dedé, o evento representa um marco importante para a valorização da juventude e o fortalecimento da cultura urbana em Araxá.
“O apoio ao Original Skate Festival reflete o compromisso da Prefeitura de Araxá em incentivar o esporte em todas as suas modalidades e valorizar a juventude. Além de fomentar a prática esportiva, eventos como este fortalecem a cultura urbana, movimentam o comércio local e promovem a inclusão social. Nosso objetivo é continuar ampliando o acesso aos espaços esportivos da cidade e apoiar iniciativas que gerem transformação e oportunidades para os jovens”, afirma o secretário.
As competições de skate nas categorias iniciante, master, feminino e amador foram avaliadas pelos juízes Henrique Marques e Leo Spanghero, homologados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). O narrador Fernando Jurunna conduziu as disputas, que distribuíram mais de R$ 8 mil em prêmios entre dinheiro e produtos.
O festival também contou com a participação de 20 artistas de graffiti, que criaram um painel coletivo de 45 metros quadrados, revitalizando o espaço. A trilha sonora ficou por conta do DJ Kizzo e das bandas Bendz, Omega Z, BR-034 e Pipe Line.
Além do aspecto esportivo e cultural, o evento impulsionou o comércio local, oferecendo uma estrutura completa com praça de alimentação, lojas de produtos, palco, som e arquibancada. O idealizador do festival, Emílio Gonçalves, destacou o sucesso da primeira edição e anunciou a realização anual do evento, com a segunda já confirmada.
O evento também teve caráter beneficente, arrecadando mais de 90 kg de alimentos, que serão doados em cestas básicas pelo Rotary Sul a famílias em situação de vulnerabilidade.


