Durante doze meses, os formandos receberam, além das práticas de jardinagem, oficinas de educação financeira e empregabilidade, painéis sobre saúde mental e cursos profissionalizantes — como o de barbeiro — graças a parcerias com instituições como o Sine Araxá, Sebrae Minas e o Instituto Apreender.
“Este ciclo teve como diferencial as palestras especializadas, que trouxeram novas habilidades e ampliaram o repertório dos adolescentes em relação aos anos anteriores. Eles saem mais preparados para o mercado de trabalho e para viver com autonomia e protagonismo juvenil”, destacou Cristiane Gonçalves Pereira, subsecretária de Assistência Social e referência técnica do programa.
O impacto do projeto ultrapassa o canteiro: famílias relatam melhora na assiduidade escolar e na convivência doméstica, e alguns ex-alunos já retornam como monitores e educadores.
A cerimônia também comemorou os 20 anos de atuação do programa na cidade. “Esta formatura tem um sabor especial: São duas décadas de um projeto que já impactou milhares de jovens e suas famílias. Ver cada um desses adolescentes recebendo seu certificado é a confirmação de que estamos no caminho certo. Saem daqui não apenas com conhecimentos e habilidades práticas, mas com valores que os acompanharão por toda a vida. Desejamos a eles sucesso e a certeza de que são protagonistas de uma história de transformação”, afirmou Líllian Pereira, secretária municipal de Assistência Social.
A formatura aconteceu no Colégio Dom Bosco e, além dos jovens e familiares, contou com a presença da secretária de Educação, Zulma Moreira; da subsecretária de Educação, Leany Tupinambá; do coordenador do projeto, Vismar José Lemos Júnior; e do vereador João Paulo da Filomena, representando a Câmara Municipal.
Em julho, será lançado o edital de convocação, e em agosto uma turma totalmente renovada dará início ao próximo ciclo. Ao longo de 2025, a Secretaria de Assistência Social seguirá oferecendo acompanhamento contínuo às famílias e abrindo oportunidades de estágio e emprego para os formandos.