O Brasil está passando por uma onda de calor que afeta todas as regiões, com algumas em maiores escalas. Cidades como o Rio de Janeiro chegaram, nos últimos dias, a registrar sensação térmica de mais de 52ºC.
De acordo com o Climatempo, em Araxá, as chuvas estão previstas até o dia 24 de novembro, tendo um intervalo de estiagem nesta terça-feira (21).
O fim do calor está próximo?
A meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, em entrevista para o G1, explicou que após a onda de calor “as temperaturas devem começar a baixar pelo estado de São Paulo e, até o início da semana que vem, amenizar no restante do Brasil”.
O histórico de calor intenso, pode favorecer na ocorrência de tempestades. Os sinais já podem ser vistos como, por exemplo, em São Paulo, que na última quarta-feira (15), registrou um forte temporal de granizo, que causou estragos na cidade.
Ainda de acordo com comunicado feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 400 cidades estão sob alerta de tempestade e granizo. Dentre elas, estão cidades do Alto Paranaíba e proximidades.
Cuidados a serem tomados
Para tentar conviver melhor com este calorão, as orientações vão desde a alimentação até as vestimentas.
O Ministério da Saúde, além de ressaltar sobre a atenção redobrada para grupos mais vulneráveis, também reforça sobre os cuidados a se tomar nessa época. Dentre os mais importantes, estão a ingestão de água e o uso do protetor solar.
A indicação é que sejam ingeridos alimentos mais leves, o uso de roupas mais confortáveis, e que se evite a exposição ao sol no período das 10h às 16h. Caso necessário, é importante o uso de proteções como chapéus, óculos escuros e demais.
Já em caso de fortes tempestades, algumas orientações são fundamentais para se proteger:
– Evite estar em áreas arborizadas;
– Mantenha distância de aparelhos conectados à rede elétrica;
– Evite lugares abertos como estacionamentos e campos de futebol;
– Evite cachoeiras, rios e mar;
– Faça uma revisão de possíveis áreas vulneráveis a chuvas.