O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, nesta segunda-feira (21). Ele passou por uma cirurgia no domingo (13) por conta de uma obstrução intestinal.
Os drenos abdominais foram retirados e os curativos da incisão cirúrgica trocados, de acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta segunda. Ainda, o comunicado afirma que o ex-presidente está com boa evolução clínica, sem febre e pressão arterial controlada.
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Segue com boa evolução clínica, sem febre e pressão arterial controlada. Foram retirados os drenos do abdômen e realizada a troca do curativo da incisão cirúrgica, que se encontra em excelente aspecto. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue intensificando a fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, afirma o boletim.
A cirurgia realizada no dia 13 de abril foi classificada pelos médicos como “extremamente complexa e delicada”. O procedimento foi feito para tratar uma obstrução parcial do intestino, em razão da formação de aderências que surgiram depois das cirurgias feitas por conta da facada que Bolsonaro sofreu em 2018.
Relembre condição de Bolsonaro
Bolsonaro teve uma obstrução intestinal, caracterizada pelo bloqueio parcial ou total da passagem dos alimentos digeridos pelo intestino. A condição pode ser ocasionada por tumores, hérnias, inflamações, intoxicações, ou pelas chamadas bridas intestinais.
A cirurgia feita no ex-presidente durou cerca de 12 horas e pretendia remover aderências intestinais, conhecidas como bridas, e reconstruir parte da parede abdominal. Esse tipo de alteração é comum em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.
Ainda que Bolsonaro esteja evoluindo bem, não há uma previsão de quando ele terá alta da UTI. O hospital em que ele está internado informou que o ex-presidente continuará sob monitoramento intensivo.
*Com informações de CNN Brasil e Metrópoles
Foto: Redes sociais, Reprodução
Fonte: Nathalia Fontana – nathalia.fontana@nsc.com.br