A Bem Brasil Alimentos S.A., líder na indústria de batatas congeladas no país, recebeu na última semana um importante reconhecimento dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): a empresa foi, assim como aconteceu nos últimos anos, novamente reconhecida com um selo que atesta a integridade em suas atividades. O Selo Amarelo, da categoria Renovação e que faz parte de um reconhecimento maior – o Selo Integridade – , é entregue às empresas por boas práticas em gestão. Na ocasião, foram concedidos dois reconhecimentos: o Selo Verde, para as empresas que receberam sua primeira certificação, e o Selo Amarelo. Nesta edição, 27 organizações foram premiadas, sendo 11 com o Selo Verde e 16 com o Amarelo.
A empresa vem tendo, nos últimos anos, progressos na gestão ambiental, social e de governança (ESG), principalmente na agricultura sustentável, economia circular, gestão de resíduos, políticas de compliance e qualificação de mão de obra, além de avanços operacionais e financeiros. Atualmente, a Bem Brasil conta com duas fábricas: uma em Perdizes e outra em Araxá, ambas em Minas Gerais. Para manter a produção sustentável, a empresa aplica tecnologia e responsabilidade ambiental em toda a cadeia de valor: em 2022, 50% da matéria prima veio de áreas certificadas e 100% dos resíduos de batata foram reaproveitado, além de 285 mil tCO²e em emissões terem sido evitadas com o uso de energias renováveis.
Entre as ações de Responsabilidade Social, destacam-se a Academia da Batata, uma universidade corporativa que foi estruturada em 2021. Trata-se de uma plataforma de EAD para facilitar o acesso aos colaboradores e os conteúdos abrangem treinamentos, desenvolvimento de competências e potenciais desde estágios e trainees até lideranças e executivos.
A promoção da diversidade e inclusão também é parte da cultura da Bem Brasil. Cerca de 55% dos colaboradores se identificam com um (ou mais) dos grupos minorizados considerados pela Bem Brasil: mulheres, LGBTQIA+, profissionais acima de 50 anos, pretos/pardos e PCD.
Já em relação à Governança, a Bem Brasil se baseia em políticas internas de compliance e gestão, elaboradas por uma auditoria interna. Entre as ações implementadas, destaca-se o Programa de Integridade e Conformidade, que abrange todas as ações e iniciativas formais para a promoção interna e externa de temas como compromisso e apoio da alta gestão; melhora do ambiente e qualidade do trabalho; e redução de riscos corporativos e de imagem.
“A renovação do selo é muito relevante e importante, porque mostra o reconhecimento às empresas do setor de agro que estão conduzindo seus negócios dentro da integridade de compliance, meio ambiente e responsabilidade social”, diz Klinger Vidal, Diretor Administrativo-Financeiro da Bem Brasil. “Ter as nossas políticas de atuação reconhecidas por órgãos independentes é muito gratificante. Seguimos com o compromisso de manter a certificação para esse ano e os próximos. Sabemos que o negócio precisa estar bem gerido para que ele seja longevo, e é isso que buscamos todos os dias”, comenta.