A Páscoa é uma data esperada pelas crianças, e por que não dizer pelos adultos? Afinal, é aquele momento em que o consumo de chocolates aumenta, despertando aromas e sabores hoje já inusitados na tradicional forma de “ovos”, assim como em barras, trufas, bombons e onde mais a imaginação levar.
Esta época do ano é também uma oportunidade para empreender, principalmente para aqueles que se entregam à arte de transformar chocolate em fonte de renda no quesito “faça e venda”.
Com os altos preços de algumas marcas, mas com a vontade de presentear filhos, netos, amigos, e parentes em geral, surgem alternativas para economizar e, assim, realizar a magia da época de Páscoa. São muitas opções e podemos afirmar que sim, é possível atingir o objetivo gastando pouco e, com criatividade, lucrar através de pequenas produções.
Hoje trazemos para vocês uma sugestão prática, simples, e com um detalhe que vale “ouro”.
Barras de Chocolate Douradas
Ingredientes:
1 Kg Chocolate Fracionado Blend ou Meio Amargo
200g de amendoim ou castanhas podendo também utilizar uvas passas, granola ou qualquer outra semente ou castanha de sua preferência.
Formas de Acetato para barrinhas de Chocolate (Facilmente encontrado em lojas de confeitaria).
1 Derretedeira de Chocolate ou uma tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas.
1 Espátula de silicone.
1 Saco ou Bisnaga para Chocolate.
1 Pote pequeno de Pó na cor ouro (Comestível) também encontrado em lojas de confeitaria
Preparo:
Derreta 500g do chocolate fracionado de 30 em 30 segundos no micro-ondas, retirando e mexendo rapidamente até que esteja completamente derretido.
Agora, jogue nas formas pequenas quantidades dos amendoins ou o que escolheu de sua preferência, e acrescente o chocolate até a medida da forma. Bata suavemente a forma na mesa ou bancada para retirar o ar.
Leve à geladeira por 5 minutos, desenforme e repita o processo colocando sempre as barrinhas em cima de um papel manteiga e utilizando uma luva plástica para não marcar o chocolate.
Utilize o pó dourado com um borrifador seco ou um simples pincel para passar nas barrinhas prontas. Caso queira, pode também passar o pó ouro nas formas antes de colocar o amendoim e o chocolate. Repita todo o processo até o final.
O mesmo processo pode ser utilizado para preparar trufas e bombons. Também poderá transformar em ovos de Páscoa de Colher acrescentando apenas uma deliciosa ganache de sua preferência. Procure embalar com fitilhos, caixas próprias, plástico celofane e fita utilizando sua criatividade. Assim, terá um produto totalmente diferenciado e fugindo do tradicional. Boa Páscoa.
Por Chef Toninho Lacerda
Antônio Correia de Lacerda Junior, docente no Senac em Minas, brasileiro, natural de Belo Horizonte, com experiência construída na Europa e países da América do Sul.