O futebol moderno é composto pela performance e tecnologia, paralelo a isso, o preparo físico dos atletas precisa estar associado a competitividade que o esporte exige. No cenário atual de pandemia, os clubes precisaram se reinventar para impedir que a pausa no calendário de jogos resultasse em prejuízo na formação dos jogadores.
Os departamentos físicos e fisiológicos da Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube ganharam protagonismo neste processo para tentar amenizar a perda dos exercícios de intensidade que os jogadores estavam acostumados. Com a volta dos treinos presenciais são realizados trabalhos que visam a recuperação do condicionamento dos atletas.
De acordo com o preparador físico, Willian Udyson, esse trabalho visa conhecer as características físicas e técnicas de forma individual, além de prevenir lesões que possam acometer os jogadores. “Hoje percebemos certa dificuldade para manter a motivação, visto que não existe perspectiva de campeonatos. Mas temos uma relação de parceria com os jogadores, exigimos o melhor desempenho deles dentro de campo e essa resposta é exatamente um estímulo para cada um dar o seu melhor nos treinamentos”, destaca.
O clube segue o protocolo sanitário que visa inibir as possibilidades de contágio do vírus durante os treinamentos, bem como as regras de higienização e segurança. Durante as atividades, é obrigatório o uso de máscaras para todos os profissionais, exceto aos atletas durante as atividades físicas.