A Secretaria Municipal de Saúde aplica a dose adicional (3ª dose) contra Covid-19 para pacientes com alto grau de imunossupressão e dá continuidade à vacinação de 1ª dose a primeira dose em adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades. A imunização desses dois públicos acontece nesta terça-feira (28), no Sesc, das 8h às 16h.
De acordo com o Ministério da Saúde, para receber o reforço, pessoas com imunossupressão grave devem ter recebido a 2ª dose há pelo menos 28 dias.
No momento da vacinação, serão exigidos os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.
Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua preferência (seja da rede pública ou privada). A emissão de apresentação de falso atestado configura crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, podendo resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. A lista de comorbidades está disponível no Site Araxá Vacina (www.araxavacina.com.br).
Dose adicional (3ª dose)
Conforme orientação do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: Imunodeficiência primária grave; quem está realizando quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/Aids; quem faz uso de corticoides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por período igual ou superior a 14 dias; quem faz uso de drogas modificadores da resposta imune; doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
2ª dose (conforme Cartão de Vacina) e 1ª dose Gestantes
No Sesc, o município também vai aplicar a 2ª dose de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, conforme Cartão de Vacina ou com doses em atraso.
Já na Unisa, puérperas, gestantes e lactantes podem receber a 1ª dose das 8h às 16h. A 1ª dose para demais grupos contemplados (pessoas a partir de 18 anos) será aplicado na quarta-feira (29), em local a definir.