A Prefeitura de Araxá estuda a ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da cidade com o uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial. A proposta é adotar soluções que já são referência em grandes centros urbanos, como o programa Smart Sampa, implantado na capital paulista.
Na última semana, a secretária municipal de Segurança Pública, Naiara Pacheco, se reuniu com Fábio Feitosa, diretor de tecnologia da empresa responsável pelo desenvolvimento do Smart Sampa. Durante o encontro, realizado no gabinete da secretária, Fábio apresentou as funcionalidades do sistema e esclareceu dúvidas sobre a aplicação da tecnologia em Araxá.
Segundo ele, a empresa já implantou o sistema em diversas cidades brasileiras, incluindo duas capitais e municípios do Espírito Santo. O empresário ainda ressaltou que o objetivo é levar a proposta a municípios com mais de 100 mil habitantes e destacou o avanço do processo em Araxá. “A cidade já tem conhecimento da legislação e tomou providências técnicas e jurídicas para utilizar o recurso da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) no monitoramento de logradouros, o que vai melhorar a segurança da população”, disse.
De acordo com Naiara Pacheco, a nova licitação para o videomonitoramento busca incorporar tecnologias modernas. Entre elas, estão o reconhecimento facial, a identificação de veículos e foragidos da Justiça, o monitoramento de situações de violência urbana, além do auxílio na localização de pessoas desaparecidas.
A secretária reforça que o Smart Sampa é um modelo que prioriza a integração entre os órgãos de segurança e emergência, como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU. “O sistema adota tecnologia de última geração que garante mais agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. Com alertas inteligentes, é capaz de identificar atos de vandalismo, furtos e outras situações suspeitas. Nosso objetivo é unir tecnologia e inteligência artificial para aumentar a segurança da população”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação