A aplicação do inseticida será feita em quatro ciclos, priorizando os bairros com maior número de casos prováveis notificados de dengue, em dois períodos do dia: das 5h às 9h e das 17h às 22h — horários em que o mosquito Aedes aegypti está mais ativo e com maior propensão a voar. O cronograma diário dos locais atendidos será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Araxá.
Mesmo com o reforço do carro fumacê, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a principal forma de controle do Aedes aegypti continua sendo a eliminação de criadouros, como água parada em vasos de plantas, caixas d’água abertas, pneus, garrafas e outros recipientes. Esses ambientes são ideais para a reprodução do mosquito e exigem atenção constante dos moradores.
“A nebulização espacial, ou seja, a fumaça, não atinge ovos ou larvas. Ela atua apenas contra os mosquitos adultos que estão voando no momento da aplicação. É fundamental que cada morador faça sua parte. O fumacê ajuda, mas não resolve o problema sozinho”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo.
Cronograma Fumacê
13 DE MAIO – TERÇA-FEIRA
Período: Manhã
Horário: 5h às 9h
Ciclo: 1°
Bairros: Max Neumann I, Max Neumann II e Jardim América
Período: Tarde / Noite
Horário: 17h às 22h
Ciclo: 1°
Bairros: São Francisco, Santa Mônica, Francisco Duarte e Bom Jesus
Orientações
– O fumacê é aplicado em horários específicos, acompanhando os hábitos do mosquito Aedes aegypti.
– A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que deixe janelas e portas abertas enquanto o fumacê passa, garantindo mais eficiência para o combate ao mosquito.
– É essencial cobrir alimentos, utensílios e bebedouros dos animais.
– Em caso de chuva, o cronograma pode sofrer alterações.
Fonte: Assessoria de Comunicação