As equipes do município realizam abordagens sociais durante o dia, de forma contínua, e à noite, seguindo um cronograma, com encaminhamentos para o Centro POP. O local disponibiliza 60 vagas, sendo 45 para homens e 15 para mulheres, e tem ocupação média de 25%.
No espaço, as pessoas recebem acolhimento voluntário ou são conduzidas em casos de necessidade extrema por riscos à saúde. Elas podem permanecer por até três dias, período no qual têm acesso a kit de higiene, roupas, cama limpa e quatro refeições diárias.
De acordo com o coordenador do Centro POP, Rafael Madeira, o objetivo do serviço é oferecer oportunidades de reintegração. “A intenção é acolher e que a pessoa evolua socialmente. Seja para voltar ao seu município de origem com passagem social ou até mesmo buscar uma recolocação no mercado de trabalho”, afirma.
O coordenador explica ainda que, além do aspecto social, o serviço também contribui para a segurança pública. “O trabalho influencia diretamente na redução da criminalidade. Ao oferecer acolhimento e encaminhamentos adequados, conseguimos evitar situações de risco”, complementa.
Quando necessário, o serviço pode ser acionado pela comunidade em casos em que pessoas em situação de rua estejam necessitando de apoio imediato, por meio do telefone (34) 3668-0613.
Fonte: Assessoria de Comunicação