A criação da portaria faz parte de uma das ações da campanha Janeiro Branco e foi instituída pelo Comitê de Atendimento ao Paciente em Surto Psiquiátrico, composto por representantes das secretarias municipais de Saúde, Segurança Pública e Ação Social; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O protocolo instrui passos desde a identificação dos sinais de crise até o atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) em situações como mudança rápida de comportamento, alucinações ou delírios e desconexão com a realidade.
O protocolo
Familiares devem, preferencialmente, encaminhar o paciente à unidade, mas, caso não consigam conduzi-lo, ou se alguém for encontrado em crise na via pública, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone (34) 3691-7171 para avaliar situações mais graves e, se necessário, solicitar uma ambulância.
O acionamento do Corpo de Bombeiros poderá ser realizado quando o paciente apresentar comportamentos que coloquem em risco sua vida ou a de terceiros. Em casos de comportamento agressivo ou ameaças, a Polícia Militar será acionada para assegurar a segurança de todos os envolvidos.
A Upa contará com plantão psiquiátrico 24h, presencial ou à distância. Se necessário, um especialista será chamado. Após o atendimento inicial, o profissional avaliará a estabilidade do paciente e decidirá sobre a liberação ou a necessidade de internação. Após a alta, o paciente será encaminhado ao CAPS de referência. Se houver atendimento psiquiátrico, o paciente receberá a prescrição médica válida por 30 dias, até que a consulta de seguimento seja marcada.
A referência técnica em saúde mental, Alessandra Silva, destaca a importância da implantação do novo protocolo. “Com esse fluxo, conseguimos garantir um atendimento mais ágil, seguro e humanizado para os pacientes em momentos críticos, além de fortalecer o apoio às famílias.”
A portaria completa pode ser acessada no Diário Oficial Eletrônico do Município de Araxá (e.doma), disponível no link: https://tinyurl.com/4amh4x7n.