Nascido em 26 de novembro de 1949, Emílio construiu toda a sua trajetória em Araxá. Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), retornou à cidade em 1973 para somar-se ao pai, Max Neumann, e ao irmão, Willy Alberto Neumann, na condução da Pedreira Max Neumann, fornecedora de insumos para grandes obras locais, como a Arafértil e a Fosfértil. Ao longo das décadas, ampliou sua atuação para segmentos como concreteira, materiais de construção, concessionária Mercedes-Benz, consórcios, comércio de autopeças e lubrificantes, postos de combustíveis e empreendimentos imobiliários.
No associativismo, exerceu papéis de liderança no Lions Clube, presidiu o Sindicato Patronal do Comércio de Araxá e a Acia, além de ocupar a vice-presidência da Federaminas. Foi um dos fundadores da cooperativa de crédito do comércio — hoje Unicred Integração de Minas —, onde integrou o Conselho de Administração. Em 2020, participou da vida pública como candidato a prefeito pelo Partido Novo.
O velório ocorrerá nesta quinta-feira (14).
A Administração Municipal manifesta profundo pesar e solidariedade à família, aos amigos e à comunidade empresarial, reconhecendo o legado de trabalho, liderança e compromisso de Emílio Neumann com o desenvolvimento de Araxá.