O Senai Araxá divulga, na próxima terça-feira (03/10), o resultado do Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI), parceria com a Giaffone Electric e CBMM. O evento acontecerá no Teatro Sesi Araxá, a partir das 09 horas, e contará com a participação de um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro, o piloto da Fórmula Truck, Felippe Giaffone. Junto a uma banca avaliadora, o piloto terá a missão de decidir o projeto desenvolvido por alunos da instituição que poderá ser aplicado no primeiro caminhão híbrido elétrico do mundo, o Mission Zero.
A iniciativa, idealizada pela CBMM e promovida pelo Senai Araxá, é resultado da proposta lançada aos alunos dos cursos técnicos e de Aprendizagem Industrial para criarem soluções que aprimoram performance, aerodinâmica e eficiência energética do veículo.
De acordo com o analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, Érico França, a ação é uma forma de transferir para a comunidade de Araxá um conhecimento inovador da CBMM. “Vimos a oportunidade de oferecer a esses alunos o acesso a uma tecnologia mundialmente reconhecida e que foi desenvolvida por especialistas da nossa região”, afirma.
O projeto, que tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor e inovador nos alunos por meio de desafios reais da indústria, contou com a participação de mais de 500 estudantes de Araxá, que foram divididos em equipes multidisciplinares.
Jefferson Cordeiro, gerente da Unidade Sesi Senai Araxá, destaca a importância desta iniciativa para o desenvolvimento dos alunos: “Além do corpo técnico da instituição, o projeto envolveu 20 turmas de alunos de 11 cursos. Eles tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em uma demanda real, com profissionais renomados, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e comunicação.”
Durante o Grand Prix Senai Giaffone e CBMM, realizado de 21 a 25 de agosto, os alunos apresentaram mais de 100 soluções inovadoras voltadas à eficiência energética do caminhão híbrido, resfriamento de freios, balanceamento de carga, baterias e redução de massa.
Cinco equipes foram selecionadas para o Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI). Durante um mês, 25 alunos contaram com mentorias semanais com a equipe da Giaffone Eletric para aprimorarem as soluções e realizarem as prototipagens físicas em alta fidelidade.
“Passamos à instituição uma série de itens que poderiam ser melhorados no nosso caminhão e ficamos surpresos com a adesão de tantos alunos e o comprometimento de todos. Vamos selecionar a equipe vencedora e nossa expectativa é conseguir, já no ano que vem, testar essas modificações”, explica o piloto Felipe Giaffone, garantindo a possibilidade de utilizar mais de uma solução no Mission Zero.
Além da oportunidade de aplicar suas soluções em um caminhão inovador, a equipe vencedora terá o privilégio de assistir à final da Fórmula Truck 2023 em Interlagos, São Paulo, e conhecer os bastidores deste campeonato.
Serviço
Evento: Resultado do Desafio Senai de Projetos Integradores – Giaffone Electric e CBMM
Data: Terça-feira (03/10), de 9h às 12h
Local: Teatro Sesi Araxá – Rua Barão José Bittar, 405, Jardim Residencial Bela Vista
Sobre Senai
É a maior instituição de Educação Profissional da América Latina, conhecido por oferecer cursos de alta qualidade, ministrados por profissionais experientes e especializados em diversas áreas industriais.
Os programas de formação são atualizados regularmente para atender às demandas do mercado de trabalho e são voltados com base nas necessidades da indústria, o que significa que os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos são diretamente aplicáveis no ambiente de trabalho através de uma ampla gama de cursos em diversos setores industriais, incluindo mecânica, eletrônica, automação, mineração, construção civil, segurança do trabalho, entre outros.
Utilizando uma metodologia onde os alunos desenvolvem soluções inovadoras para problemas reais da indústria que é o objetivo da Saga SENAI de Inovação, que é formada por uma série de competições que visa estimular a criatividade e a visão empreendedora dos alunos do SENAI.
A Unidade de Araxá, Centro de Formação Profissional “Djalma Guimarães”, foi criada em 1983 contribuindo para o crescimento da Indústria da cidade e da região, através da qualificação técnica e com o compromisso de promover a educação profissional e tecnológica e a inovação, para elevar a competitividade da indústria.
Sobre a Giaffone Electric
Localizada em Cotia (SP), a Giaffone Electric é uma startup que tem como principal foco o desenvolvimento e fabricação de projetos de mobilidade elétrica para vans, caminhões leves e pesados. A startup reúne diversos profissionais que buscam desenvolver projetos sustentáveis a partir do uso de novas tecnologias e experiência da sua empresa fundadora, a Giaffone Racing, responsável pelo desenvolvimento e fabricação de diversos veículos para categorias do automobilismo brasileiro como a Stock Car e Rally dos Sertões.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia.
Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.