De acordo com o coordenador de Redes e Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Fernando Alves de Castro, o início do projeto coincidiu com o período de recesso de fim de ano, além da fase de implantação dos sistemas tecnológicos utilizados na emissão dos laudos. “Como todo projeto em fase inicial, houve um período de adequação dos fluxos operacionais. Os primeiros atendimentos também tiveram caráter avaliativo, para aperfeiçoamento contínuo da assistência”, explica.
A partir de agora, o prazo médio para liberação dos resultados será de 15 a 20 dias. Os laudos continuarão sendo disponibilizados por meio das equipes das ESFs, garantindo acolhimento e orientação adequada. Nos casos em que houver qualquer indicação de alteração, a paciente será encaminhada para seguimento assistencial conforme os protocolos vigentes.
Além da entrega dos resultados, a Secretaria reforça que a procura pelo exame ainda está abaixo da capacidade instalada. Atualmente, são ofertados cerca de 150 exames por semana, com possibilidade de ampliação. A termografia mamária pode ser realizada por mulheres a partir dos 20 anos, desde que atendam aos critérios clínicos estabelecidos. O agendamento pode ser feito presencialmente na Unisul, nas unidades de referência ou pelo WhatsApp (34) 99725-3786.
O projeto Linda Lifetech atua como exame complementar na saúde da mulher, auxiliando na identificação precoce de possíveis alterações mamárias, especialmente em mulheres fora da faixa etária indicada para mamografia. A Secretaria reforça que a termografia não substitui a mamografia, mas amplia as ferramentas de cuidado e prevenção, fortalecendo a rede de atenção à saúde feminina no município.





