Na atenção primária, o atendimento é realizado em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e em duas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), com agendamento por livre demanda, conforme a faixa etária de público determinada para cada unidade (confira no fim da matéria). Nesses locais, são oferecidos procedimentos básicos como limpeza, restaurações, ações preventivas, aplicação de flúor e extrações simples, além da avaliação completa da saúde bucal do paciente.
Quando o caso exige cuidado imediato de urgência e emergência, o atendimento é feito nas AMEs Leste e Norte. Nessas unidades o serviço é destinado a situações de dor intensa, infecção, inchaço facial ou traumas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, com plantão aos sábados somente na Ame Norte.
A coordenadora do Serviço de Odontologia da Atenção Básica, Daniela Rocha, ressalta a diferença entre os fluxos. “A urgência existe para resolver situações que não podem esperar, como dor forte ou infecção. Depois que o problema é controlado, o paciente precisa procurar a atenção básica para dar continuidade ao tratamento”, explica.
A atenção especializada é ofertada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Unisa, atendendo pacientes encaminhados pela atenção básica. O serviço contempla endodontia (canal), periodontia (gengiva e tecidos que sustentam os dentes), cirurgia oral menor (remoção de sisos inclusos), estomatologia/diagnóstico (avaliação de lesões e biópsias) e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Há ainda a possibilidade de encaminhamento para procedimentos hospitalares sob anestesia geral, quando indicado.
Além dos atendimentos realizados no CEO, a rede odontológica de Araxá conta com apoio regional para procedimentos de maior complexidade. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Uberaba, em parceria com a Universidade de Uberaba que atende casos como a frenectomia infantil (cirurgia da “linguinha presa”) e cirurgias mais complexas. O município atua também como polo microrregional, com atendimento no CEO de pacientes encaminhados de cidades pactuadas como Pratinha, Ibiá, Tapira e Campos Altos.
O setor de Odontologia também atua na prevenção, por meio do Programa Saúde na Escola, realizado em parceria com a Secretaria de Educação. Em 2025, foram distribuídas mais de 20 mil escovas dentais a alunos da rede pública urbana e rural, além de ações de orientação, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
No suporte diagnóstico, a rede realiza o raio-x periapical e exames complementares indicados. O único exame não disponível na rede municipal é o raio-x panorâmico, solicitado apenas em situações específicas, como na avaliação para remoção de dentes sisos.
Atendimentos – atenção primária
Unisul – 7h às 11h (adultos e adolescentes acima de 14 anos)
Unileste – 7h às 11h (adultos e crianças até 12 anos) | 13h às 17h (adultos)
Unicentro – 7h às 11h | 13h às 17h (adultos e crianças acima de 6 anos)
Uninorte – 7h às 11h (adultos) | 13h às 17h (crianças até 12 anos)
Uninordeste – 7h às 11h (adultos e crianças acima de 6 anos) | 13h às 17h (adultos)
Unioeste – 7h às 11h | 13h às 17h (adultos e crianças)
Max Neumann – 7h às 11h (adultos)
ESF São Pedro – 7h às 12h | 14h às 17h (adultos e crianças acima de 6 anos)
ESF Santa Luzia – 7h às 11h | 13h às 17h (adultos e crianças acima de 6 anos)
Atendimentos – urgência e emergência
AME Leste – 7h às 11h | 11h30 às 15h30 (urgências)
AME Norte – 7h às 11h | 13h às 17h (urgências) | sábados, das 7h às 13h (plantão)
Atenção especializada
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Unisa, 7h às 19h. Atendimento de pacientes encaminhados pela atenção primária nas especialidades:
* Endodontia – tratamentos de canal;
* Periodontia – tratamento de problemas gengivais;
* PNE – atendimento de pacientes com necessidades especiais;
* Cirurgia – extração de dentes em situações de maior complexidade e outras cirurgias bucais ambulatoriais;
* Estomatologia/Diagnóstico – avaliação de lesões e realização de biópsias.





