A iniciativa é desenvolvida pela Associação Ambiental Macuco, com apoio da Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, que disponibiliza o espaço físico para a realização das ações. O projeto é desenvolvido desde 2025 e possui caráter contínuo.
O projeto surgiu a partir do mapeamento das políticas públicas do município e de trabalhos realizados por assistentes sociais, que identificaram a necessidade de ampliar a oferta de atividades para a população idosa, especialmente na região Norte da cidade. O objetivo é promover inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais.
Levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social aponta o crescimento acelerado da população idosa em Araxá, tendência que acompanha o cenário nacional e mundial, reforçando a importância de ampliar ações voltadas a esse público.
Nos próximos meses será implantado e oferecido as oficinas de música instrumental (violão), canto, dança e artesanato, além de encontros de convivência e ações socioeducativas.
A previsão é atender 50 usuários diretos e, de forma indireta, cerca de 180 pessoas. O acesso ocorre por encaminhamentos da rede de proteção social ou por procura espontânea.
Na próxima sexta-feira, a programação prevê, às 7h, aulas laborais e, às 8h, o Café e Bate-Papo sobre saúde mental da pessoa idosa, reunindo idosos, familiares e cuidadores para diálogo e orientação.
Para o secretário municipal de Esporte, José Antunes (Dedé), a iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
“A Prefeitura entra como parceira, oferecendo o espaço da Praça da Juventude para que esse projeto aconteça. Sabemos da importância de criar oportunidades para que os idosos tenham acesso a atividades que promovam saúde, convivência e qualidade de vida”, destaca.
O presidente da Associação Ambiental Macuco, Dr. Micaell Cândido Basílio, afirma que o projeto atua diretamente na promoção da saúde física, emocional e social da pessoa idosa.
“Por meio de encontros temáticos, cafés comunitários e almoços, criamos vínculos afetivos que auxiliam no combate ao sedentarismo, doenças coronárias, isolamento social, depressão e outros agravantes. O projeto Além dos Anos traz serviços com especialistas em gerontologia social, com foco no bem-estar e no fortalecimento de vínculos, especialmente no setor Norte da cidade. Queremos caminhar com o poder público na construção de uma rede forte e funcional voltada à pessoa idosa”, afirma.


