Com três anos de duração e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso proporciona ao aluno formação técnica para atuação no mercado de trabalho, em funções como produtor musical, professor, arranjador, regente, entre outras.
Para se inscrever, o candidato deve comparecer presencialmente à sede da Escola Municipal de Música (Praça Arthur Bernardes, nº 18, Centro) ou realizar a inscrição por meio eletrônico, com envio dos dados para o e-mail [email protected]
.
O curso é voltado para alunos que concluíram ou estejam cursando o ensino médio em escola regular. O processo seletivo será composto por prova teórica, prova prática de habilidade específica e análise curricular, conforme critérios definidos em edital. As avaliações estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2026, na sede da Escola Municipal de Música.
O edital completo, com informações como etapas do processo seletivo, número de vagas por instrumento e critérios de avaliação, está disponível no e-DOMA (municipiovirtual.com.br/araxa/pdfjs/web/viewer.html?file=../../dados/site_doma/1140/arquivo/edoma-08-01-2026-5bano-05-n-c2-ba-694-5d-assinado.pdf) e no site da Fundação Cultural Calmon Barreto: www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br
.
No plano pedagógico, além do instrumento escolhido, são ministradas aulas teóricas, como história da arte e da música, didática, informática musical, som e ritmo, entre outras. O objetivo é oferecer uma formação completa, para que o estudante amplie seu campo de conhecimento.





