Neste ano, o contribuinte que quitar o imposto à vista até o dia 31 de março terá desconto de 7,5%. A data também corresponde ao vencimento da primeiraaua parcela para quem escolher o parcelamento.
O IPTU 2026 poderá ser dividido em até 10 parcelas mensais e iguais, desde que cada parcela tenha o valor mínimo correspondente a 1 Unidade Fiscal da Prefeitura de Araxá (UFPA). Em 2026, a UFPA está fixada em R$ 75,15.
Os carnês físicos continuarão sendo entregues pelos Correios, com previsão de envio a partir da segunda quinzena de fevereiro, podendo haver alterações no cronograma. Já as guias para pagamento estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura de Araxá, sem mudanças no sistema de acesso. Para emitir, o contribuinte deve acessar o link “Imobiliário” na página principal e, em seguida, “Guias de IPTU”, informando o número da inscrição, endereço do imóvel ou CPF/CNPJ.
Reajuste previsto em lei
Os valores do IPTU 2026, assim como da Taxa de Coleta de Lixo e da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, foram reajustados em 4,41%, conforme previsto em lei, com base no IPCA-Especial apurado no exercício de 2025.
Em termos proporcionais, o desconto para pagamento à vista é cerca de 70% superior ao percentual de reajuste aplicado, o que representa um benefício real ao contribuinte.
Isenção do IPTU
Podem solicitar a isenção do IPTU os proprietários que atendam aos seguintes critérios:
• o imóvel deve possuir área construída inferior a 200 m²;
• a renda familiar deve ser igual ou inferior a dois salários mínimos;
• o proprietário deve ser aposentado;
• o imóvel deve ser o único bem do proprietário e utilizado como moradia da família.
As solicitações de isenção do IPTU 2026 poderão ser realizadas a partir do mês de abril, conforme os procedimentos estabelecidos pela legislação municipal.
Informações e atendimento
Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Tributos da Prefeitura de Araxá, pelo telefone (34) 3668-0610.
Fonte: Assessoria de Comunicação





