O presidente do Ciminas e prefeito de Santa Rosa da Serra, Frederico Ozanan, destaca que o consórcio atua para oferecer maior agilidade na execução das ações públicas, reduzindo entraves burocráticos e fortalecendo a gestão municipal. Segundo ele, o modelo permite que os municípios tenham acesso a serviços previamente licitados, o que acelera a implementação de projetos.
“O consórcio traz agilidade e qualidade. Enquanto um processo de licitação feito diretamente pela prefeitura pode levar cerca de 120 dias, através do consórcio conseguimos iniciar os trabalhos em aproximadamente 10 a 15 dias. O Ciminas estruturou ao longo do ano quase 200 serviços para apoiar tecnicamente as administrações consorciadas”, afirma.
Frederico ressalta ainda que a habitação será tratada como prioridade durante o encontro, com expectativa de formalização de mais de 2 mil unidades habitacionais por meio do Minha Casa, Minha Vida, com distribuição conforme a demanda e a documentação apresentada por cada município.
Para o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o momento de integração entre os prefeitos é importante para levar informações unificadas e fortalecer a relação do Governo Federal com os municípios.
“O Ciminas é uma referência no Brasil em termos de consórcio. Neste encontro estão sendo discutidas pautas como o programa Minha Casa, Minha Vida, além de ações de mobilidade, saneamento, prevenção a alagamentos e infraestrutura. O programa está aberto para novas propostas nas áreas urbana e rural, e Araxá está incluída. Só em Minas Gerais, já temos cerca de 20 mil unidades habitacionais contratadas”, pontua.
O prefeito de Araxá, Robson Magela, ressalta a relevância do evento para o município e para a articulação política regional. “É um evento muito importante. Receber autoridades de diferentes esferas é fundamental para buscarmos alternativas positivas para a ponta, que são as cidades, os municípios e os prefeitos que enfrentam dificuldades diretamente. A pauta habitacional já vem sendo trabalhada em Araxá. Estamos em tratativas com a Caixa Econômica Federal e já reservamos áreas do município para a construção de casas e prédios populares”, afirma.
A programação de sexta-feira (28) será marcada por palestras e apresentações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativas internas do Ciminas e a participação de empresas parceiras. Já no sábado (29), o encontro será encerrado com novas discussões técnicas sobre habitação.
