Nesta primeira etapa, o projeto contempla as turmas de 5º e 9º anos e uma turma amostral do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais participantes do Saeb 2025. As atividades são conduzidas pelos psicólogos da rede, em parceria com as equipes pedagógicas, por meio de rodas de conversa, dinâmicas de grupo e momentos de reflexão que incentivam o autocontrole, a confiança e a motivação dos alunos.
O trabalho conjunto tem como propósito fortalecer competências socioemocionais, reduzir a ansiedade e favorecer um ambiente escolar mais leve e acolhedor, impactando de forma positiva no aprendizado e no desempenho dos estudantes.
Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Fabíola Melo, o projeto nasceu da necessidade de oferecer um suporte mais amplo aos alunos no período que antecede a avaliação nacional.
“Observamos que fatores como ansiedade, insegurança e falta de confiança podem interferir no desempenho dos estudantes durante as provas. Por isso, o projeto nasceu da parceria entre a equipe pedagógica e os profissionais da Psicologia da rede municipal, com o objetivo de promover o equilíbrio emocional, a autoconfiança e o preparo psicológico dos alunos para o momento da avaliação”, destaca Fabíola.
Fonte: Assessoria de Comunicação